Nasceu em 1963 no Porto, onde viveu e estudou até concluir a licenciatura em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tirou o mestrado em Filosofia Social e Política na mesma instituição e doutorou-se no Instituto Universitário Europeu de Florença. Fez a Agregação na Universidade do Minho, onde é Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH).
O seu trabalho de investigação centrou-se na Filosofia Moral e Política, explorando temas como a justiça social, o pluralismo doutrinal e ideológico, o multiculturalismo e a fundamentação dos direitos humanos. Publicou mais de uma centena de trabalhos académicos, incluindo doze livros de sua autoria ou por si editados, em Portugal e no estrangeiro. Fundou o Centro de Ética, Política e Sociedade da Universidade do Minho.
Lecionou mais de trinta unidades curriculares diferenciadas, não apenas na licenciatura em Filosofia (que ajudou a fundar) e no Mestrado em Filosofia Política (que fundou), mas em vários outros cursos da UMinho e de outras universidades, tanto de graduação como de pós-graduação. Esta atividade letiva envolveu cinco núcleos fundamentais: 1) a História das Ideias Sociais e Políticas; 2) a Filosofia Política e as Teorias da Justiça contemporâneas; 3) a Filosofia dos Direitos Humanos; 4) a Análise das Ideologias; e 5) a Ética Normativa e Aplicada.
Foi professor convidado no Instituto de Estudos Políticos da UCP-Lisboa, na Universidade Autónoma de Madrid, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em períodos de licença sem vencimento ou de licença sabática, foi professor visitante na Brown University, Senior Associate Member no St. Antony's College - Universidade de Oxford e investigador visitante no Instituto de Filosofia do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), em Madrid.
Foi presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política e da Sociedade Portuguesa de Filosofia, cujo Conselho Científico integra. Foi recentemente eleito presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Política.
Na ELACH desempenhou, entre outros, os cargos de diretor de curso, diretor de departamento, diretor de unidade de investigação, presidente do Conselho de Escola e presidente da Escola e do seu Conselho Científico. Ao nível da UMinho foi membro, nomeadamente, da Comissão de Ética, do Senado Académico e do Conselho Geral.
Foi presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho.