​Nasceu em Coimbra, em 1978, e reside em Braga desde 2010.

Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra, em 2000. Mestre em Física pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em 2003, e Doutor em Física pela Universidade de Coimbra, em 2008. Foi investigador de pós-doutoramento na Universidade de Granada entre 2008 e 2010.

Ingressou na Universidade do Minho em 2010, sendo atualmente Professor Associado do Departamento de Física da Escola de Ciências. É investigador integrado do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), cuja Direção integrou entre 2015 e 2025.

Colabora com o CERN – o Laboratório Europeu de Física de Partículas - há mais de vinte anos, integrando a colaboração ATLAS desde 2004. Foi responsável por vários subgrupos de física no seio desta colaboração, destacando-se a coordenação dos grupos Top Quark Properties (2012-2014) e Heavy Quarks, Top and Composite Higgs (2015-2016). Foi ainda membro da Comissão de Seleção de Oradores da colaboração ATLAS (2020-2023) e cocoordenador do grupo de trabalho do LHC – Large Hadron Collider do CERN – dedicado ao estudo de teorias de campo efetivas (LHC EFT WG, 2020-2022). Representou Portugal em grupos de trabalho do Conselho do CERN e nas Comissões de Revisão Financeira das experiências ATLAS, CMS, Amber, SND@LHC e DUNE.

A sua atividade docente engloba mais de uma dezena de unidades curriculares nos diferentes ciclos de estudos, centrando-se em física geral, física nuclear e de partículas, análise e processamento de dados, física computacional e comunicação de ciência. Orientou e coorientou mais de vinte teses de doutoramento e mestrado, abordando temas como medidas de precisão em física de partículas, pesquisas de novos fenómenos de física, aprendizagem de máquina, deteção de anomalias e computação quântica em física de altas energias. Coordenou o Mestrado em Física da Universidade do Minho (2019-2021) e foi Vice-Presidente para a Investigação e Inovação Científica da Escola de Ciências (2021-2025). Foi também membro do Conselho Geral da Universidade do Minho em 2025.

É autor principal de mais de sessenta artigos publicados em revistas científicas internacionais e participou em centenas de publicações colaborativas no contexto das experiências ATLAS e DELPHI do CERN. Recebeu, enquanto membro da colaboração ATLAS, os prémios Breakthrough Prize in Fundamental Physics (2025) e o Prémio EPS de Física de Altas Energias (2013). Coordenou e participou em diversos projetos científicos e de inovação nacionais e internacionais. Foi Presidente do Conselho Diretivo do Centro Nacional de Computação Avançada (anterior Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída) entre 2021 e 2025, integrando atualmente o seu Conselho Diretivo como vogal.

É membro da Sociedade Portuguesa de Física, onde é cocoordenador da divisão de Física de Partículas e preside ao Conselho Fiscal.