Tiago Miranda é Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e membro efetivo do Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering (ISISE) e no Laboratório Associado Advanced Production and Intelligent Systems (ARISE). Tem um doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Minho e leciona unidades curriculares da área disciplinar de Transportes e Geotecnia, tendo sido, também, Associate Researcher na Universidade de Newcastle, Inglaterra, entre 2018 e 2022. Com 25 anos de experiência académica e aplicada, o seu trabalho incide nas temáticas da Engenharia Geotécnica, da Gestão de Ativos e da Sustentabilidade na Construção.
Ao longo da sua carreira, Tiago Miranda tem desenvolvido trabalho de investigação aplicada na gestão de ativos, monitorização avançada e análise numérica de estruturas geotécnicas e desenvolvimento de materiais ecoeficientes. Publicou mais de 230 documentos científicos em revistas e conferências e participou ativamente em 43 projetos de investigação nacionais e europeus. Na base de dados Scopus apresenta um h-index de 31 e 2750 citações e apresenta um elevado nível de internacionalização com mais de metade das suas publicações em revista internacional com participação de coautores de instituições estrangeiras.
Tiago Miranda fez parte de um número significativo de comissões científicas e técnicas, das quais se destaca a participação no Asset Management Committee da International Road Federation (IRF). Participou, também, em numerosas comissões organizadoras de congressos internacionais, nacionais e cursos avançados.
A sua atividade de transferência de conhecimento inclui o desenvolvimento e registo de dois softwares, nomeadamente o LEVEL-AMS e o LEVEL-SENSING, que são atualmente utilizados pela indústria e comercializados pela empresa LEVEL, da qual é sócio-fundador, e que atua nas área da Gestão de Ativos e Monitorização Avançada de Estruturas Geotécnicas.
Na dimensão de gestão universitária foi membro do Conselho Geral da Universidade do Minho entre 2022 e 2025, onde coordenou a Comissão Especializada de Governação, Assuntos Institucionais e Assuntos Financeiros, membro do Conselho de Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Diretor-Executivo do Instituto de Ciência e Inovação da Universidade do Minho (IB-S) durante 7 anos (2014-2020).