O Programa Doutoral em Telecomunicações (MAP-tele) é uma parceria entre as Universidades do Minho, Aveiro e Porto. A sua primeira edição, em 2007/2008, foi acolhida pela Universidade de Aveiro, e as seguintes pela Universidade do Minho (2008/2009), Universidade do Porto (2009/2010), Universidade de Aveiro (2010/2011), e Universidade do Minho (2011/2012). A edição de 2012/2013 decorrerá na Universidade do Porto.
O Programa Doutoral em Telecomunicações define-se como um projeto de excelência ao nível do 3º Ciclo de Formação, fortemente orientado para a investigação, enraizado em parcerias fortes com as instituições de referência no tecido industrial e num enquadramento internacional prestigiante. O Programa visa formar profissionais altamente qualificados, capazes de desempenhar um papel de relevo ao nível da investigação, ensino, empreendedorismo e liderança em Telecomunicações e, de uma forma mais geral, na Sociedade da Informação e Comunicação.
O Programa Doutoral em Telecomunicações destina-se a portadores de um grau de Mestre, Segundo Ciclo ou equivalente que possuam sólida formação, científica e tecnológica, em Engenharia Electrónica e Electrotécnica, Física e Engenharia Física e Matemática.O Programa assume, desde o início, uma clara vocação internacional através do estabelecimento de parcerias externas, da captação de estudantes estrangeiros e da adopção da língua inglesa como língua de trabalho.
O grau de Doutor, concedido simultaneamente pelas três Universidades, certificará que o estudante adquiriu uma formação alargada e sólida em Telecomunicações e desenvolveu investigação original nessa área.