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Design e Marketing de Moda (Licenciatura) 2020/2021

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Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Design

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


Foco, domínios de estudo e competências:
No design de moda as correntes que se têm vindo a formar, no sentido de maior variedade e diversidade de ofertas, levam a que as colecções de produtos de moda (entendidos aqui como tecidos, vestuário e acessórios) sejam cada vez mais diferenciadas. Nesta abordagem a licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos aliados a competências transversais (como: o trabalho em equipa; a gestão de projetos e de tempo; a capacidade de comunicação e apresentação de trabalhos oral e escrita) permite uma abordagem inovadora e holística ao design de produtos de moda. O foco principal do curso é dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e correctamente direccionados para os mercados-alvo.
Estrutura Curricular:
O curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda encontra-se estruturado em três anos lectivos e organiza-se pelo sistema de unidades de crédito, num total de 180 ECTS.
O curso organiza-se em torno dos projetos interdisciplinares em design (elemento fundamental e diferenciador do ensino) que ocorrem semestralmente nos dois primeiros anos e que no último ano assume um carácter anual. Simultaneamente cada semestre é composto por unidades curriculares (UC) individuais que vão ajudando a organizar os projetos interdisciplinares integrando-o. Estes projetos pautam-se por uma estratégia de ensino baseado em problemas que visa levar os alunos a desenvolverem, de forma progressiva, as competências em design de moda.
Métodos atividades e recursos:
Os projetos são desenhados em torno de um problema que articule conceitos tratados nas várias unidades curriculares que compõem o semestre, onde o aluno aprende experimentando.
Na maioria das UC do curso é dado ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo. São também oferecidos aos estudantes seminários e outras atividades extracurriculares que permitem um enriquecimento curricular adicional.
O curso tem acesso a um conjunto de recursos laboratoriais que são usados para a concretização dos trabalhos, e que permitem desde o desenvolvimento de tecidos e malhas, incluindo acabamentos e estamparia têxtil, ao desenvolvimento de acessórios e vestuário.
Salienta-se a interdisciplinaridade que caracteriza o curso, a qual é suportada pelo modelo matricial da UMinho. O ensino/aprendizagem das várias áreas científicas é assegurado por docentes nelas cientificamente habilitados, pertencentes às Escolas e Departamentos competentes.
O elevado nível de interdisciplinaridade do curso constitui um desafio à criação de sinergias e complementaridades entre os vários ramos do saber, as quais correspondem às crescentes exigências de multidisciplinaridade do conhecimento e da investigação.

Resultados de aprendizagem


Os objetivos principais do curso de 1º ciclo em Design e Marketing de Moda são conferir ao designer de moda competências:
1. no domínio da compreensão das reais necessidades e desejos do utilizador;
2. no domínio do conhecimento sobre o modo como o utilizador interage com os produtos bens ou serviços e como percepciona valor ao produto;
3. no domínio da compreensão dos materiais, tecnologias e processos envolvidos na produção e desenvolvimento de produtos de moda;
4. no domínio da compreensão da importância do design para a sustentabilidade;
5. em enquadrar o seu trabalho nas correntes de design contemporâneo, ao que se aliam as capacidades de trabalhar em equipa, particularmente nas multidisciplinares.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de 2º ciclo (mestrado).

Saídas profissionais


As saídas profissionais dos licenciados são muito diversificadas e incluem:
- gabinetes de criação de produtos de moda,
- empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de proteção,
- empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, ...),
- ensino especializado e formação profissional,
- centros de investigação,
em Portugal e em todos os Estados da União Europeia.

Acesso


30

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Critérios de Ingresso


Provas de ingresso

03 Desenho
ou
10 Geometria Descritiva
ou
16 Matemática

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9499&code=1000

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
26-06-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2420/2011/AL01
Data de Registo:
03-04-2017
Validade:
25-06-2022

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
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