Descrição
Foco, domínios de estudo e competências:
No design de moda as correntes que se têm vindo a formar, no sentido de maior variedade e diversidade de ofertas, levam a que as colecções de produtos de moda (entendidos aqui como tecidos, vestuário e acessórios) sejam cada vez mais diferenciadas. Nesta abordagem a licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos aliados a competências transversais (como: o trabalho em equipa; a gestão de projetos e de tempo; a capacidade de comunicação e apresentação de trabalhos oral e escrita) permite uma abordagem inovadora e holística ao design de produtos de moda. O foco principal do curso é dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e correctamente direccionados para os mercados-alvo.
Estrutura Curricular:
O curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda encontra-se estruturado em três anos lectivos e organiza-se pelo sistema de unidades de crédito, num total de 180 ECTS.
O curso organiza-se em torno dos projetos interdisciplinares em design (elemento fundamental e diferenciador do ensino) que ocorrem semestralmente nos dois primeiros anos e que no último ano assume um carácter anual. Simultaneamente cada semestre é composto por unidades curriculares (UC) individuais que vão ajudando a organizar os projetos interdisciplinares integrando-o. Estes projetos pautam-se por uma estratégia de ensino baseado em problemas que visa levar os alunos a desenvolverem, de forma progressiva, as competências em design de moda.
Métodos atividades e recursos:
Os projetos são desenhados em torno de um problema que articule conceitos tratados nas várias unidades curriculares que compõem o semestre, onde o aluno aprende experimentando.
Na maioria das UC do curso é dado ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo. São também oferecidos aos estudantes seminários e outras atividades extracurriculares que permitem um enriquecimento curricular adicional.
O curso tem acesso a um conjunto de recursos laboratoriais que são usados para a concretização dos trabalhos, e que permitem desde o desenvolvimento de tecidos e malhas, incluindo acabamentos e estamparia têxtil, ao desenvolvimento de acessórios e vestuário.
Salienta-se a interdisciplinaridade que caracteriza o curso, a qual é suportada pelo modelo matricial da UMinho. O ensino/aprendizagem das várias áreas científicas é assegurado por docentes nelas cientificamente habilitados, pertencentes às Escolas e Departamentos competentes.
O elevado nível de interdisciplinaridade do curso constitui um desafio à criação de sinergias e complementaridades entre os vários ramos do saber, as quais correspondem às crescentes exigências de multidisciplinaridade do conhecimento e da investigação.
Resultados de aprendizagem
Os objetivos principais do curso de 1º ciclo em Design e Marketing de Moda são conferir ao designer de moda competências:
1. no domínio da compreensão das reais necessidades e desejos do utilizador;
2. no domínio do conhecimento sobre o modo como o utilizador interage com os produtos bens ou serviços e como percepciona valor ao produto;
3. no domínio da compreensão dos materiais, tecnologias e processos envolvidos na produção e desenvolvimento de produtos de moda;
4. no domínio da compreensão da importância do design para a sustentabilidade;
5. em enquadrar o seu trabalho nas correntes de design contemporâneo, ao que se aliam as capacidades de trabalhar em equipa, particularmente nas multidisciplinares.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de 2º ciclo (mestrado).
Saídas profissionais
As saídas profissionais dos licenciados são muito diversificadas e incluem:
- gabinetes de criação de produtos de moda,
- empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de proteção,
- empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, ...),
- ensino especializado e formação profissional,
- centros de investigação,
em Portugal e em todos os Estados da União Europeia.