Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Agenda




Portal UMinho > PT > Cultura > Agenda

 Agenda

"Laboratório das Artes e da Imaginação" no Museu Nogueira da Silva

De sábado, 21.10.2017 até sábado, 28.10.2017
Museu Nogueira da Silva, Av. Central, nº 61, Braga
"LAI - Laboratório das Artes e da Imaginação", por Rosário Forjaz, com oito oficinas entre fevereiro e outubro de 2017. ao sábado, das 10h30 às 12h30, no Museu Nogueira da Silva, unidade cultural da UMinho no centro de Braga. Iniciativa dedicada a crianças dos 6 aos 12 anos e com ingresso pago.

PROGRAMA

* 1ª e 2ª oficina | inverno | 11 e 18 de fevereiro
* 3ª e 4ª oficina | primavera | 20 e 27 de maio
* 5ª e 6ª oficina | verão | 01 e 08 de julho
* 7ª e 8ª oficina | outono | 21 e 28 de outubro

+Info: www.mns.uminho.pt

Exposição "O Verde a Preto e Branco" no Laboratório da Paisagem

De sexta-feira, 8.09.2017 até sexta-feira, 3.11.2017
Laboratório da Paisagem, Guimarães
Exposição "O Verde a Preto e Branco", sob o tema "As Vindimas", de 8 de setembro e 3 de novembro no Laboratório da Paisagem, uma unidade do Município de Guimarães e das universidades do Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, em Creixomil, Guimarães. Mostra a destacar as imagens das vinhas de enforcado e a particularidade do trabalho que elas convocam. Iniciativa da Colecção de Fotografia da Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, cujo ciclo expositivo de 2017 passou ainda pelo Guimarães Shopping e no Penha Hotel.

+Info: facebook.com/labpaisagem, facebook.com/muralha.guimaraes, www.muralha.org

Exposição "Design de Produto a Norte"

De sexta-feira, 8.09.2017 até sexta-feira, 10.11.2017
Instituto de Design, campus de Couros, Guimarães
Exposição "Design de Produto a Norte" de 8 de setembro a 10 de novembro, no Instituto de Design de Guimarães, no campus de Couros, com obras de Carlos Aguiar, Hélder Cação Azevedo, Ricardo Abreu e Toni Grilo. Iniciativa de entrada livre e com o apoio do BICS e do Portugal 2020.

Exemplos de resiliência, adaptabilidade e inovação da indústria em áreas de aplicação distintas, como mobiliário, candeeiros, peças sanitárias, torneiras, botijas de gás, arcas frigoríficas, centros de mesa e jarras. Obras com materiais tão diversos como a cortiça, o aço e materiais poliméricos; o betão e materiais compósitos e cerâmicos; a prata, a madeira e o couro; o mármore, o alumínio, o cobre e o latão.

Exposição para disseminar a importância do design para a competitividade empresarial junto de um amplo público da região, celebrando a dinâmica do design pensado, concebido e produzido pela indústria portuguesa localizada na região Norte e a sua importância para a economia nacional.

Objetivos: consciencializar a sociedade para a importância da inovação pelo design; promover a introdução do design nas pequenas e médias empresas pela divulgação de casos de sucesso; reforçar as competências das empresas de sucesso com a base de trabalho no conhecimento, na investigação, no desenvolvimento e na inovação pelo design na criação de novas vantagens competitivas em setores ligados à produção de bens de consumo com uma forte componente de design.

- Fotos: facebook.com/institutodesign/posts/1883204101706630

+Info: facebook.com/institutodesign/photos/gm.1957310891193566/1866727406687633
www.idegui.org/single-post/2017/08/03/Exposi%C3%A7%C3%A3o-Design-de-Produto-a-Norte

Encontros da Imagem celebram 30 anos em cinco cidades

De sexta-feira, 15.09.2017 até domingo, 29.10.2017
Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Porto
O festival internacional de fotografia e artes visuais “Encontros da Imagem” decorre de 15 de setembro a 29 de outubro, com 49 exposições em Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Porto. A inauguração oficial é este domingo, às 17h00, no Convento de São Francisco de Real, em Braga. A sessão conta com a maioria dos 55 autores das exposições, vindos de todo o mundo, e com responsáveis de várias entidades. Prevê-se ainda apresentações de trabalhos e a atuação do Ensemble de Clarinetes do Departamento de Música da UMinho.

A UMinho é a entidade com mais espaços (cinco) no festival, o que evidencia a sua aposta na cultura e na formação de novos públicos. Em concreto, a galeria do salão medieval da Reitoria acolhe os retratos femininos do ciclo “Promise Land", da norte-americana Lydia Panas, que foca os sentimentos contraditórios de ser mulher. Esta mostra é uma parceria com o Conselho Cultural da UMinho. Já o Museu Nogueira da Silva é palco da série "Environments", de Jon Gorospe, vencedora dos IV Prémios de Fotografia Contemporânea da Galiza, sobre o modo como movemos os resíduos (mas eles continuam a existir).

Por seu turno, o Convento de S. Francisco abre-se a trabalhos de Sérgio Leitão, Tiny Domingos, Leonor Costa e Mauro Ventura, que reinterpretam quatro obras do acervo do festival e somam-lhes duas performances, num “jogo” de imprevisibilidades. A iniciativa tem apoio da Unidade de Arqueologia. Ainda em Braga, a Biblioteca Geral em Gualtar desvenda "I’ve Never Been Big Sick", de Ulla Deventer, fruto de cinco anos com trabalhadoras do sexo na Bélgica, e "The Ghetto Tarot", de Alice Smeets, uma reinterpretação das cartas de tarot no gueto. O outro espaço eleito da UMinho é a sua nova Biblioteca em Guimarães, também com a parceria dos Serviços de Documentação. Aí, destaca-se o conjunto “A Room of One’s Own…”, da finlandesa Erica Nyholm, relativo a locais que lhe são emocionalmente próximos, como a casa da infância, o hotel onde acordou como casada e o lago dos verões em família.

Sobre o festival


O programa geral, de entrada livre, inclui exposições em 19 locais públicos e privados, residências artísticas, performances, projeções, ciclos de cinema, concertos, conferências, open call, workshops, ações educativas e uma caminhada fotográfica. O “Encontros da Imagem”, que está a celebrar 30 anos, é uma referência ímpar da cultura fotográfica em Portugal e um dos festivais do género mais antigos e reputados da Europa. A organização é da associação Encontros da Imagem, dirigida por Carlos Fontes e Manuel Santos, e procura cruzar os olhares de autores clássicos e contemporâneos, seguir os desenvolvimentos estéticos e formais da fotografia criativa e arriscar tendências artísticas.

- Fotos da inauguração oficial: www.facebook.com/UMDicas/posts/1464009513682001

+Info: http://encontrosdaimagem.com/pt/2017/exhibits/

Exposição de pintura "Últimos trabalhos" na Casa Museu de Monção

De terça-feira, 19.09.2017 até terça-feira, 31.10.2017
Casa Museu de Monção
Exposição “Últimos trabalhos”, de Zacarias, até 31 de outubro, na sala de exposições temporárias da Casa Museu de Monção, uma unidade cultural da Universidade do Minho.

Com mais de 50 anos dedicados à pintura, o galego Zacarias apresenta cerca de trinta obras, usando as paisagens monçanenses como inspiração.

HORÁRIOS
Terça a sexta-feira | 09h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00
Sábado | 14h00 às 18h00
Domingo e segunda-feira | encerrada

+info: www.casamuseumoncao.uminho.pt
www.facebook.com/pages/Casa-Museu-de-MonçãoUniversidade-do-Minho/809321412454696