Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Agenda




Portal UMinho > PT > Cultura > Agenda

 Agenda

3ª edição do Curso de Formação em Mediação Familiar | 1ª edição em Mediação em Contexto de Julgados de Paz

De sexta-feira, 23.02.2024 até sábado, 26.10.2024
Campus de Gualtar, Braga
A presente formação aborda temáticas como os Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, as estratégias de gestão de conflitos, as técnicas de comunicação positiva e construtiva, as técnicas de coaching aplicados à mediação, a inteligência emocional e a Programação Neurolinguística na construção do perfil do mediador, as especificidades do processo de mediação familiar e da mediação nos Julgados de Paz, a competência, organização e funcionamento destes tribunais, os princípios da mediação de conflitos, o papel dos advogados, solicitadores e outros participantes no procedimento, a audição de crianças e jovens no âmbito do processo, a violência doméstica, o enquadramento legal e cultural da mediação, os temas de Direito da Família e Sucessório, bem como as questões psico-sociais envolventes na mediação.

Esta formação dá acesso aos concursos públicos para ingresso no Sistema Público de Mediação Familiar e Julgados de Paz, para o ingresso na Lista de Mediadores (Privados) organizada pelo Ministério da Justiça e para o exercício privado da Mediação abordada no âmbito deste curso.

Está incluída uma sessão para efeitos de Estágio.

CARTAZ

CALENDARIZAÇÃO
O curso tem início no dia 23 de fevereiro e termo no dia 26 de outubro de 2024.

HORÁRIO
Sextas-feiras: 18h - 22h | Sábados: 9h - 13h . 14h30 - 16h30

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO
Frequência do último ano de qualquer licenciatura e o domínio da língua portuguesa.

PROPINA
Pagamento total ou parcial - 1.450€ ou 8 x 190€

LOCAL
Sala 1.38 Escola de Direito da UMinho . Braga

COMISSÃO CIENTÍFICA
Anabela Quintanilha | Maria João Castelo Branco | Cristina Dias | Rossana Martingo Cruz

ORGANIZAÇÃO
Escola de Direito da UMinho | Centro de Estudos Jurídicos do Minho | MediarMais

DÚVIDAS E INSCRIÇÕES
info@mediarmais.pt

Exposição "Amuletos: Arte como Prática Colaborativa na Comunidade Académica"

De segunda-feira, 15.01.2024 até sexta-feira, 29.03.2024
Campi de Azurém (Guimarães) e Gualtar (Braga)
Os Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho (USDB) promovem a exposição "Amuletos: Arte como Prática Colaborativa na Comunidade Académica", de 15 de janeiro a 29 de fevereiro, na Biblioteca Geral do campus de Azurém, em Guimarães, e de 1 a 29 de março na escadaria da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.

A iniciativa é resultado do projeto académico e artístico homónimo, nascido na disciplina de Atelier de Artes Visuais III, do 2º ano da licenciatura em Artes Visuais da UMinho. Foi realizado em colaboração por Filipa Torres, Ester Matos e Carolina Rodrigues e tem a sua base na prática colaborativa, uma forma poderosa de conectar pessoas e expressar a diversidade de vozes.

Foca-se na comunidade académica, especialmente em jovens estudantes de Guimarães que, por motivos académicos, se encontram deslocadas de casa.
A obra é um conjunto de fitas de cetim, delicadamente penduradas numa área estratégica da escadaria da Biblioteca Geral do campus de Azurém. Cada fita contém uma cor carregada de significado com amuletos pessoais e uma mensagem escrita pelas próprias estudantes, com quem nos encontramos pessoalmente.

Esta coleção única de fitas torna-se uma manifestação artística, mas também um testemunho vivo das experiências e histórias das estudantes participantes. A escolha do local da exposição é significativa. Com o objetivo de alcançar e envolver as alunas da Escola de Engenharia, a instalação visa criar um espaço onde toda a comunidade académica possa conectar-se com o trabalho produzido. O espaço eleito tornou-se ideal para este diálogo artístico, proporcionando um ambiente inclusivo para a apreciação das fitas e a reflexão sobre as mensagens compartilhadas.

As promotoras do projeto agradeceram a todas estudantes participantes, cujas vozes e experiências no primeiro e no segundo encontros enriqueceram este projeto colaborativo. A arte é uma ponte que conecta corações, e neste projeto, a colaboração transforma-se numa celebração vibrante da diversidade académica.

* Fotos: facebook.com/uminhooficial/posts/pfbid02coWiuur3tYKnubGaVSVkyFubdbKjuR8m9F2DYCNac3Z1Jhqu9P41N1z3DwqUP3v4l

+Info: www.sdum.uminho.pt, www.eaad.uminho.pt, www.eng.uminho.pt

Ciclo de história local "Itinerarium"

De sábado, 16.09.2023 até sábado, 15.06.2024
Braga
O Município de Braga lançou a 16 de setembro de 2023 o ciclo "Itinerarium", sobre a divulgação do património local e com a curadoria científica de Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da UMinho.

Braga é “um ponto de encontro de culturas e memórias, um lugar onde convergem influências e perspetivas, num território rico e diverso. A pluralidade de estilos arquitetónicos, a multiculturalidade e as diferentes dimensões culturais, sociais e económicas refletem-se no património material e imaterial da cidade, bem como nas suas histórias associadas.

O programa de visitas e sessões tem quatro eixos temáticos: cidade perdida, recordada, vivida e experimentada. Decorre sempre ao sábado, pelas 10h00, para o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da História bracarense. A entrada é livre.

PROGRAMA

- 16 de setembro de 2023, 10h00, Igreja da Misericórdia | "O legado barroco", por Sandra Saldanha (Universidade de Coimbra) e Manuela Machado (CIMMB)
- 28 de outubro de 2023, 10h00, Igreja da Penha de França | "Património musical bracarense", por Elisa Lessa (UMinho)
- 18 de novembro de 2023, 10h00, Igreja de S. Vítor | "Falando de alminhas", por Aida Mata
- 16 de dezembro de 2023, 10h00, Museu dos Biscainhos | "A consoada na região de Braga", por Anabela Ramos (UMinho)
- 13 de janeiro de 2024, 10h00, Reitoria da UMinho | "Braga: Senhorio Eclesiástico/ Senhorio Régio durante a Idade Média", por Arnaldo Melo, da UMinho
- 27 de janeiro de 2024, 11h00, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva | "Itinerarium bracarense", por André Antunes, da Communitas Bracarensis
- 24 de fevereiro de 2024, 10h00, Praça do Município | "Fontes e chafarizes do centro histórico de Braga", por Maria do Carmo Ribeiro, da UMinho
- 23 de março de 2024, 10h00, Palácio do Raio | "A Semana Santa de Braga", por Manuela Machado (CIMMB)
- 20 de abril de 2024, Praça da República | "Símbolos da Resistência", por José Manuel Lopes Cordeiro, da UMinho
- 18 de maio de 2024, 10h00, Termas Romanas do Alto da Cividade | "Bracara Augusta: a cidade romana", por Fernanda Magalhães, da UMinho
- 15 de junho de 2024, 10h00, Capela de S. João da Ponte | "Festas de São João de Braga", por André Marcos, da Associação de Festas de S. João de Braga

+Info: www.ics.uminho.pt, www.historia.uminho.pt
facebook.com/CMBragaCultura/posts/pfbid02r6QHTfnCiUCcNPDnyypQV5LL7VgCXbYJ9sbXLFgW5LJSUeYNYbDD1M3QiAYzcw1hl
www.cm-braga.pt/pt/1301/viver/cultura-e-patrimonio/dinamizacao-cultural/em-agenda/item/item-1-17300?q=itinerarium

4ª Escola de Inverno CIEd | Formação Avançada em Metodologias de Investigação em Ciências da Educação

De terça-feira, 30.01.2024 até quinta-feira, 4.04.2024
Campus de Gualtar, Braga
O Centro de Investigação em Educação da UMinho (CIEd), em parceria com a direção do doutoramento em Ciências da Educação da UMinho, realizou de janeiro a abril de 2024 a 4ª edição da Escola de Inverno – Ciclo de Formação Avançada em Metodologias de Investigação em Ciências da Educação.

Esta formação avançada procurou, ao longo de seis sessões, abranger diferentes domínios relevantes no desenvolvimento profissional de investigadores, ligados a conhecimentos e competências técnicas, eficácia pessoal e comunicação e transferência de conhecimento, na expectativa de contribuir para uma formação holística e multifacetada dos investigadores.

O evento foi exclusivamente dirigido a doutorandos e investigadores CIEd. A participação foi gratuita, sendo as vagas limitadas à capacidade das salas. As inscrições decorreram em forms.gle/8p2ZGc3jXy89V635A

+Info:
cied.uminho.pt

Concerto de Páscoa pelo Coro e Orquestra da UMinho

segunda-feira, 25.03.2024
Braga
O Coro e Orquestra da Universidade do Minho, sob direção do maestro Vítor Matos, realizam um concerto de Páscoa a 25 de março, às 21h30, na Igreja de Santa Cruz, em Braga.

O reportório inclui “As Sete Últimas Palavras de Cristo”, de Gounod e "Seven words", de Gubaidulina. A entrada é livre.

A iniciativa insere-se na programação da Semana Santa de Braga e tem o apoio do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024