Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Agenda




Portal UMinho > PT > Cultura > Agenda

 Agenda

“Encontros da Imagem” em cinco espaços da UMinho

De sexta-feira, 13.09.2019 até domingo, 27.10.2019
Até 27 de outubro | Braga e Guimarães
De 13 de setembro a 27 de outubro, a Universidade do Minho (UMinho) volta a ser um dos parceiros dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, acolhendo nos seus espaços várias exposições e iniciativas que marcam a 29ª edição do evento cultural que tem como mote “What Now”. A Nova Galeria do Paço, as bibliotecas nos campi de Gualtar e Azurém, o Museu Nogueira da Silva e a Escola de Medicina vão acolher mais de uma dezena de trabalhos fotográficos.

As exposições de Nick Hannes e Anais Boileau são dois dos destaques da programação deste ano. Enquanto o fotógrafo belga expõe “Garden of Delight”, uma abordagem à evolução e ao rápido crescimento do Dubai através de humor e ironia, a jovem fotógrafa francesa traz à Nova Galeria do Largo do Paço “Plein Soleil”, um trabalho que flutua entre o documentário e a ficção, e que se centra na comunidade feminina e ligação da mesma à arquitetura, com o sol como pano de fundo e elemento omnipresente. Este mesmo espaço, situado no Largo do Paço, acolhe ainda a exposição “Fata Morgana” de Alessia Rolo, “Bianco di Stanchezza” de Antonio Privitera, “Caminantes” de Felipe Jacome, “Like a bird” de Johanna-Maria Fritz e “Black Diamond” de Sebastian Sardi.

A Nova Galeria do Largo do Paço, onde fica a loja oficial do evento, acolhe ainda a exposição de livros de fotografia “Prémio Photobook Awards 2019”, que contempla trabalhos de 20 autores selecionados - e o “Fotobook Festival Kassel”, patente até 4 de outubro. Destaque ainda para a “Leitura de portefólios, nos dias 12 e 13 de setembro, onde 60 fotógrafos, selecionados através de um primeiro concurso, viram os seus trabalhos avaliados por seis críticos diferentes (diretores de festivais, de museus, de revistas, galeristas, curadores, editores).

O Museu Nogueira da Silva acolhe duas exposições nesta edição. “Stupid Borders de Rubén Martin de Lucas divide-se em duas mostras – “Minimal Republics” e “Bureaucracies” –, que abordam o tema das fronteiras e livre circulação de pessoas. Estes trabalhos podem ser visitados de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h30 e ao sábado entre as 14h00 e as 18h30.

Também as bibliotecas da UMinho acolhem iniciativas dos Encontros da Imagem em 2019. O Espaço B-Lounge da biblioteca do campus de Gualtar vai ter em exposição “So Little, So Much”, de Vladimir Birgus e a biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães, acolhe o trabalho de Oriol Segon Torra intitulado “Young Patriot”. A Escola de Medicina recebe pela primeira vez uma exposição deste evento, acolhendo, no hall do seu edifício no campus de Gualtar, “Simulacres” de Gilbert Garcin.

Além das exposições, haverá projeções fotográficas dos “Discovery Awards Finalists & Emergentes Finalists” e “LensCulture & GUP Magazine” e do trabalho “So Little, So Much” de Vladimir Birgus, nos dias 27 e 28 de setembro e 4 e 5 de outubro, a partir das 22h00, no Largo do Paço.

Os “Encontros da Imagem” realizam-se de 13 de setembro a 27 de outubro nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto.

Toda a comunidade académica esta convidada a visitar as exposições e demais eventos

XXIV Trovas - Festival de Tunas Femininas

sábado, 19.10.2019
Theatro Circo, Braga
XXIV Trovas - Festival de Tunas Femininas a 19 de outubro, às 21h00, no Theatro Circo, em Braga, com algumas das melhores tunas do país. Iniciativa anual da Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho, tendo nesta edição o tema "Trovas.pt", procurando enaltecer o povo português, os seus costumes, a cultura e a vasta e variada qualidade musical.

PROGRAMA

18h30 | Arruada pela IPUM - Percussão Universitária do Minho, junto ao Theatro Circo
21h00 | Festival XXIV Trovas, na sala principal do Theatro Circo
Tunas a concurso
- TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
- EncantaTuna - Tuna Académica Feminina da UBI
- Tuna D'Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira
- Cientuna - Tuna Feminina de Ciências do Porto
Tunas extra-concurso
- Grupo de Música Popular da Universidade do Minho
- Tuna Universitária do Minho
Apresentação
- Jogralhos - Grupo de Jograis Universitários do Minho
24h00 | After-party, no Lustre

Vídeo promocional: facebook.com/Gatuna.UM/videos/1362303920592675
(0m51s), facebook.com/Gatuna.UM/videos/457947734929571 (0m26s)

+Info: facebook.com/events/theatro-circo/xxiv-trovas-festival-de-tunas-femininas/2380667925336364,
facebook.com/Gatuna.UM

Exposição "Marceliano – bracarensis sculptor"

quinta-feira, 31.10.2019
Braga
Exposição “Marceliano – bracarensis sculptor” patente de meados de setembro até final de outubro no Palácio do Raio – Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia, em Braga.

Mostra a retratar a vida e obra de Marceliano de Araújo, assinalando os 250 anos da sua morte deste escultor e entalhador da Braga setecentista, um dos principais artífices do barroco e autor do Retábulo-Mor da Igreja da Misericórdia e da Caixa de Órgãos da Sé Primaz.

Iniciativa organizada pelo município de Braga, no âmbito do programa "Braga Barroca", tendo a colaboração do Arquivo Distrital de Braga, da Biblioteca Pública de Braga (ambas unidades culturais da UMinho), da Misericórdia de Braga, da Igreja do Carmo, da Igreja do Pópulo e do Colégio D. Pedro V.

+Info: www.scmbraga.pt/cimmb-pal%C3%A1cio-do-raio, www.bpb.uminho.pt, www.adb.uminho.pt