Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Agenda




Portal UMinho > PT > Cultura > Agenda

 Agenda

Exposição “Ásia - O Império das Escritas”

De quinta-feira, 7.01.2021 até sexta-feira, 26.02.2021
Até 26/02 | B-Lounge da Biblioteca Geral, campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães)
O Serviço de Documentação e Bibliotecas e o Instituto Confúcio da Universidade do Minho, com o apoio do Centro Científico e Cultural de Macau, apresentam de 7 de janeiro a 28 de fevereiro a exposição “Ásia - O Império das Escritas”, nos campi de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães).

A mostra tem como principal objetivo demonstrar a fascinante evolução dos principais sistemas de escrita no Oriente e no Ocidente através dos tempos. A entrada é livre d
e segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e 13h00, as 14h30 e 18h30 e as 20h00 e 22h00.

PROGRAMA

- 07 a 28 de janeiro |
Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho (edifício 04), campus de Gualtar, Braga
- 01 a 26 de fevereiro | Espaço B-Lounge da Biblioteca da UMinho (edifício 13), campus de Azurém, Guimarães

+Info: www.sdum.uminho.pt, facebook.com/BibliotecasUM, www.confucio.uminho.pt

Exposições “Linha, Ponto e Vírgula”, de André Carrilho

De terça-feira, 12.01.2021 até terça-feira, 13.04.2021
Até 15 de abril | B-Lounge da Biblioteca Geral, campi de Azurém (Guimarães) e Gualtar (Braga)
Os espaços B-Lounge da Biblioteca da UMinho no campus de Azurém (Guimarães) e de Gualtar (Braga) recebem de 12 de janeiro a 30 de abril três séries de trabalhos da exposição “Linha, Ponto e Vírgula”, com um conjunto de caricaturas do premiado artista André Carrilho, contemplando escritores portugueses, lusófonos e de outros países. A iniciativa tem o apoio da Casa de Camilo – Museu, Centro de estudos.

Série "Escritores portugueses e lusófonos"
- 12 a 28 de janeiro | B-Lounge Azurém, Guimarães
- 01 a 26 de fevereiro | B-Lounge Gualtar, Braga

Série "Escritores estrangeiros"
- 03 a 31 de março | B-Lounge Gualtar, Braga
- 06 a 30 de abril | B-Lounge Azurém, Guimarães

Série "Escritores estrangeiros II"
- 03 a 31 de março | B-Lounge Azurém, Guimarães
- 06 a 30 de abril | B-Lounge Gualtar, Braga


André Carrilho - nota biográfica

Designer, ilustrador, cartunista, animador e caricaturista, vive em Lisboa. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais e tem mostrado o seu trabalho exposições coletivas e individuais no Brasil, China, República Checa, França, Portugal, Espanha e EUA.
Em 2002 foi galardoado com o Gold Award for Illustrator’s Portfolio by the Society for News Design (EUA), um dos prémios de ilustração de maior prestígio no mundo. O seu trabalho tem sido publicado pelo The New York Times, The New Yorker, Vanity Fair, New York Magazine, Standpoint, Independent on Sunday, NZZ am Sonntag, Word Magazine, Harper’s Magazine e Diário de Notícias, entre outras publicações.

Em 2004, trabalhou com o programador/DJ/músico Nuno Correia para desenvolver recursos visuais interativos/generativa sob o nome de Video Jack. Também dirigiu a curta-metragem de animação “Jantar em Lisboa”, com roteiro e música de JP Simões. Em 2008, criou com o produtor e escritor João Paulo Cotrim um projeto de desenhos animados editorial animado chamado Spam Cartoon, com os ilustradores Cristina Sampaio e João Fazenda.

+Info: www.sdum.uminho.pt, facebook.com/BibliotecasUM, www.andrecarrilho.com

Exposição "Be My Quarentine" no Museu Nogueira da Silva

De sábado, 16.01.2021 até sábado, 27.02.2021
Av. Central, Braga
(CANCELADO)

A exposição "Be My Quarentine: mapear tempos e espaços de isolamento" está patente de 16 a 27 de janeiro, no Museu Nogueira da Silva, uma unidade cultural da UMinho no centro de Braga. A mostra reúne 30 propostas multidisciplinares em vídeo, dança, artefactos e fotos, entre outros, a representar períodos de confinamento de 41 participantes isolados em diferentes pontos do mundo, em diálogo comum. A iniciativa, de entrada livre, é lançada pela Space Transcribers, uma associação sem fins lucrativos de Braga liderada por Daniel Duarte Pereira e Fernando P. Ferreira e integrada numa rede internacional de arquitetos, urbanistas e artistas.

Em abril de 2020, a Space Transcribers lançou uma open call para fomentar o debate sobre o momento crítico em que vivemos devido à covid-19, nomeadamente o distanciamento humano e espacial gerado pela quarentena obrigatória. Isso captou interessados de múltiplas áreas a documentar, arquivar e representar criticamente, segundo as experiências pessoais, assuntos sobre tempos e espaços de isolamento. A metodologia da Space Transcribers explora ações site-specific na forma de oficinas, eventos, exposições e publicações.

3ª edição da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento

quarta-feira, 17.02.2021
Online
A 3ª edição da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento da UMinho decorre de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, com seis sessões por videoconferência e abrangendo diversas localidades. A iniciativa é organizada pela Casa do Conhecimento e pelos Serviços de Documentação da UMinho (SDUM), com a colaboração das Casas do Conhecimento dos Municípios de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde. Objetivo? Formar comunidades locais de leitores que em dia e hora marcada se reúnem, em cada Casa do Conhecimento, para discutir e refletir em rede sobre determinado livro.

PROGRAMA

16 de setembro de 2020, Casa do Conhecimento de Vila Verde (CCVV)
- Livro "Novaceno - o advento da era da hiperinteligência", de James Lovelock, apresentado por Ismael Graça, coordenador da CCVV

21 de outubro de 2020, Casa do Conhecimento de Montalegre
- Livro "Planalto do gostofrio", de Bento da Cruz, apresentado por Fátima Fernandes, vereadora da Educação do Município de Montalegre

18 de novembro de 2020, Casa do Conhecimento de Boticas
- Livro "O tempo não existe: manifesto (bilingue)", de Nadir Afonso, apresentado por Laura Afonso, presidente da Fundação Nadir Afonso

16 de dezembro de 2020, Casa do Conhecimento da UMinho
- Livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector, apresentado por Carlos Mendes de Sousa, professor da UMinho

20 de janeiro de 2021, Casa do Conhecimento de Paredes de Coura
- Livro "Bernardino António Pires: ilustre médico iluminista nascido em Paredes de Coura", de Carlos Subtil, apresentado pelo autor

17 de fevereiro de 2021, Casa do Conhecimento da UMinho
- Livro "Frente ao contágio", de Paolo Giordano, apresentado por Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho