Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Agenda




Portal UMinho > PT > Cultura > Agenda

 Agenda

Braga Saxophone Week

De segunda-feira, 26.02.2024 até domingo, 3.03.2024
Av. Central, Braga
A Semana do Saxofone em Braga realiza-se de 26 de fevereiro a 3 de março de 2024, no Edifício dos Congregados da UMinho, no centro da cidade. A iniciativa prevê concertos, masterclasses e palestras com professores internacionais. A coordenação cabe ao Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.

+Info: dm.elach.uminho.pt, facebook.com/departamentomusicaminho, facebook.com/photo?fbid=1006770213741876&set=a.742721346813432

3ª edição do Curso de Formação em Mediação Familiar | 1ª edição em Mediação em Contexto de Julgados de Paz

De sexta-feira, 23.02.2024 até sábado, 26.10.2024
Campus de Gualtar, Braga
A presente formação aborda temáticas como os Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, as estratégias de gestão de conflitos, as técnicas de comunicação positiva e construtiva, as técnicas de coaching aplicados à mediação, a inteligência emocional e a Programação Neurolinguística na construção do perfil do mediador, as especificidades do processo de mediação familiar e da mediação nos Julgados de Paz, a competência, organização e funcionamento destes tribunais, os princípios da mediação de conflitos, o papel dos advogados, solicitadores e outros participantes no procedimento, a audição de crianças e jovens no âmbito do processo, a violência doméstica, o enquadramento legal e cultural da mediação, os temas de Direito da Família e Sucessório, bem como as questões psico-sociais envolventes na mediação.

Esta formação dá acesso aos concursos públicos para ingresso no Sistema Público de Mediação Familiar e Julgados de Paz, para o ingresso na Lista de Mediadores (Privados) organizada pelo Ministério da Justiça e para o exercício privado da Mediação abordada no âmbito deste curso.

Está incluída uma sessão para efeitos de Estágio.

CARTAZ

CALENDARIZAÇÃO
O curso tem início no dia 23 de fevereiro e termo no dia 26 de outubro de 2024.

HORÁRIO
Sextas-feiras: 18h - 22h | Sábados: 9h - 13h . 14h30 - 16h30

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO
Frequência do último ano de qualquer licenciatura e o domínio da língua portuguesa.

PROPINA
Pagamento total ou parcial - 1.450€ ou 8 x 190€

LOCAL
Sala 1.38 Escola de Direito da UMinho . Braga

COMISSÃO CIENTÍFICA
Anabela Quintanilha | Maria João Castelo Branco | Cristina Dias | Rossana Martingo Cruz

ORGANIZAÇÃO
Escola de Direito da UMinho | Centro de Estudos Jurídicos do Minho | MediarMais

DÚVIDAS E INSCRIÇÕES
info@mediarmais.pt

Exposição "A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto: mais de 4 séculos de edições"

De terça-feira, 19.12.2023 até quinta-feira, 29.02.2024
Até 29 de fevereiro | BPB, Praça do Município, Braga
A Biblioteca Pública de Braga (BPB) apresenta de 19 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024, no hall de acesso à sua Sala de Leitura, a exposição bibliográfica "A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto: mais de 4 séculos de edições".

Esta unidade cultural da UMinho evoca assim o sucesso editorial de “um dos grandes clássicos da literatura de viagens”, apresentando do seu espólio
várias edições impressas entre 1614 (1ª edição) até 2023 (fixação do texto completo pelo professor Sérgio Guimarães de Sousa, da UMinho). Apresenta-se também várias traduções e edições adaptadas para banda desenha e para versão resumida destinada ao público juvenil.

A entrada é livre entre as 9h30 e as 17h30, nos dias úteis, salvo a 26 e 29 de dezembro e a 2 de janeiro.

+Info: www.bpb.uminho.pt, facebook.com/BPBOficial, facebook.com/bpb.biblioteca

Exposição "Amuletos: Arte como Prática Colaborativa na Comunidade Académica"

De segunda-feira, 15.01.2024 até quinta-feira, 29.02.2024
Campus de Azurém, Guimarães
Os Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho (USDB) promovem de 15 de janeiro a 29 de fevereiro a exposição "Amuletos: Arte como Prática Colaborativa na Comunidade Académica", na Biblioteca Geral do campus de Azurém, em Guimarães. A entrada é livre.

A iniciativa é resultado do projeto académico e artístico homónimo, nascido na disciplina de Atelier de Artes Visuais III, do 2º ano da licenciatura em Artes Visuais da UMinho. Foi realizado em colaboração por Filipa Torres, Ester Matos e Carolina Rodrigues e tem a sua base na prática colaborativa, uma forma poderosa de conectar pessoas e expressar a diversidade de vozes.

Foca-se na comunidade académica, especialmente em jovens estudantes de Guimarães que, por motivos académicos, se encontram deslocadas de casa.
A obra é um conjunto de fitas de cetim, delicadamente penduradas numa área estratégica da escadaria da Biblioteca Geral do campus de Azurém. Cada fita contém uma cor carregada de significado com amuletos pessoais e uma mensagem escrita pelas próprias estudantes, com quem nos encontramos pessoalmente.

Esta coleção única de fitas torna-se uma manifestação artística, mas também um testemunho vivo das experiências e histórias das estudantes participantes. A escolha do local da exposição é significativa. Com o objetivo de alcançar e envolver as alunas da Escola de Engenharia, a instalação visa criar um espaço onde toda a comunidade académica possa conectar-se com o trabalho produzido. O espaço eleito tornou-se ideal para este diálogo artístico, proporcionando um ambiente inclusivo para a apreciação das fitas e a reflexão sobre as mensagens compartilhadas.

As promotoras do projeto agradeceram a todas estudantes participantes, cujas vozes e experiências no primeiro e no segundo encontros enriqueceram este projeto colaborativo. A arte é uma ponte que conecta corações, e neste projeto, a colaboração transforma-se numa celebração vibrante da diversidade académica.

+Info: www.sdum.uminho.pt, www.eaad.uminho.pt, www.eng.uminho.pt

XVIII Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas

De sexta-feira, 1.03.2024 até sábado, 2.03.2024
Guimarães
O XVIII Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas realiza-se a 1 e 2 de março, com diversas tunas e a organização da Afonsina - Tuna de Engenharia da UMinho, a celebrar 30 anos.

Entre as oito tunas presentes estão, por exemplo, a Gatuna e Tun’Obebes, ambas da UMinho, a Desertuna, da Universidade da Beira Interior, a Tuna Académica de Lisboa, ou a Tunadão, de Viseu.

+Info: facebook.com/events/788421859701389, facebook.com/tunaafonsina
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024