Susana Cerqueira é doutorada em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Desenvolve atualmente investigação biomédica no cruzamento entre engenharia de biomateriais e neurociências, com foco na criação de novos tratamentos que permitam restaurar funções biológicas após lesões neuro-traumáticas. É Research Assistant Professor no Departamento de Bioengineering da Clemson University (USA) desde 2022.
 
No decurso da sua formação académica, colaborou com o Grupo de Investigação 3Bs (PT) e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho (PT), o Miami Project to Cure Paralysis da Miller School of Medicine (USA), o Institute of Pathophysiology da Ljubljana Faculty of Medicine (SLO), o German Center for Neurodegenerative Diseases (GER), entre outros institutos de investigação e universidades internacionais.
 
Pelos seus méritos académicos, recebeu vários prémios, entre os quais: o Lois Pope LIFE Fellowship Award (2019), o National Neurotrauma Society WiNTR-VISA Award (2017), e o The Lone Star Paralysis Foundation Collaboration Award (2016).

Em paralelo com a sua atividade científica, obteve o Certificate in Ballet Teaching Studies da Royal Academy of Dance (UK) e coreografou a residência artística de dança Salvo Conduto 2015 no Museu dos Biscainhos (PT).  É membro do comité executivo da Portuguese American Post Graduate Society (PAPS) desde 2016. A sua mais recente descoberta é a escrita criativa, que começou a explorar como hobby pandémico.