Daniel Mendes da Silva é, desde 2017, Diretor de Compras da Amazon para a Europa, sendo responsável por todas as unidades de negócio de operações de e-comerce, abrangendo mais de 15 biliões de euros, 600 localizações, 11 países e uma equipa de mais de 550 pessoas.

É o responsável/padrinho na União Europeia da iniciativa "Amazon EU Operations Sustainability".

O seu trabalho consiste na gestão das equipas que impulsionam a estratégia de negócios e compras (planear capacidade, desempenho do fornecedor, gestão de risco da cadeia de fornecimento, custos, sustentabilidade, qualidade e conformidade) para despesas operacionais (serviços, MRO e embalagem) e despesas de capital (equipamento, tecnologia e construção).

Antes da Amazom, esteve na McKinsey&Company, em Praga, na República Checa (2013 a 2017), onde foi diretor de compras para a Europa, Médio Oriente e África. Entre 2007 e 2013 foi consultor da Accenture Management Consulting, onde desenvolveu e trabalhou em diferentes projetos de transformação na área de gestão de compras, em diferentes empresas. Passou, neste contexto, por países como Espanha (Madrid e Barcelona), Eslováquia, EUA e Suíça e Israel.

Concluiu em 2007 o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, na UMinho, durante o qual fez Erasmus na Eslovénia e colaborou, no último ano do curso, no departamento de Inovação e Desenvolvimento na Sonae Distribuição, no Porto. Tem feito, ao longo do seu percurso, diversas formações avançadas, incluindo o curso de Gestão Avançada da INSEAD (2019).

É membro do Conselho Consultivo dos Diretores de Compras da EcoVadis, uma consultora da área da sustentabilidade, e do Clube de Diretores de Compras do Luxemburgo. Foi orador convidado de universidades como a Universidade do Minho, Nova BSE ou Luxemburgo, onde abordou diferentes temáticas relacionadas com Gestão de Compras.  Colaborou ainda com a APMIB, em Madrid, uma ONG que apoia crianças com vulnerabilidades (filhos de trabalhadores da Iberia).