Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Mestrado internacional coordenado pela UMinho ganha prémio Europa Nostra 2017

Fotos
Alunos do SAHC no Templo Romano de Évora
Grupo de estudantes em trabalho de campo
No Real Mosteiro de Santa Maria de Poblet
Europa Nostra logo
SAHC logo
Europa Nostra - mosaico
Momento da entrega do prémio a Paulo Lourenço
Paulo Lourenço na Escola de Engenharia da UMinho, no campus de Azurém, Guimarães (foto: GCI/EEUM)
Programa de mestrado é coordenado por Paulo Lourenço, da EEUM
quarta-feira, 05/04/2017
Europa
Europa Nostra logo
O mestrado internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), coordenado pela UMinho, venceu o Prémio da União Europeia para o Património Cultural “Europa Nostra”, na categoria “Educação, Formação e Sensibilização” (EU Prize for Cultural Heritage / Europa Nostra Awards). Este é um dos principais galardões da área a nível mundial. O programa de mestrado é coordenado por Paulo Lourenço, que recebeu o galardão a 15 de maio de 2017, em Turku, na Finlândia, numa cerimónia oficial com a presença do comissário europeu Tibor Navracsics.

O SAHC é um programa de ensino de um ano que visa proporcionar formação avançada no domínio da conservação e da reabilitação do património cultural construído. Esta é uma formação única no mundo quando comparada a outros cursos generalistas em conservação do património. “O património cultural construído está em risco devido a uma série de fatores, incluindo a degradação natural, as intervenções humanas, os riscos naturais e as alterações climáticas. A Europa tem sido líder mundial no domínio da conservação de edifícios do património cultural, desde as primeiras abordagens, do Renascimento à Revolução Industrial, até aos dias de hoje”, explicou o professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho.

Este mestrado foi financiado pela Comissão Europeia na última década, contando com a coordenação da UMinho, em Guimarães, e envolvendo a Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), a Universidade Politécnica da Catalunha - Barcelona Tech (Espanha) e a Universidade de Pádua (Itália). Tem vindo a receber anualmente cerca de 400 candidaturas para uma média de 35 vagas disponíveis. O SAHC destaca-se pelo seu alcance global, com alunos de 62 países, vindos predominantemente da Europa, mas também dos EUA, Irão, China, Colômbia, Canadá e México. A idade média dos inscritos é de 27 anos, combinando estudantes recentemente graduados com profissionais mais experientes.

Os graduados deste mestrado já ganharam diversas bolsas da Fundação Getty (EUA) e outros prémios com as suas dissertações. Além disso, alguns destes especialistas em Estruturas de Monumentos e Construções Históricas têm sido contratados por empresas internacionais líderes em consultoria para o património construído ou selecionados para programas doutorais nas melhores universidades internacionais.

- Vídeo de apresentação do SAHC:
www.youtube.com/watch?v=G3JHrgX7a4c (PT)
www.youtube.com/watch?v=UL-Q29qKgZw (EN)

+Info: www.msc-sahc.org, www.europeanheritageawards.eu, ec.europa.eu/portugal/node/4231_en
www.europanostra.org, www.facebook.com/europanostra, facebook.com/CreativeEuropeEU
www.presidencia.pt/?idc=18&idi=125541, www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mc/noticias/20170405-mc-patrimonio.aspx
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Press release (UE).pdf
​​​​​​​​   Press release (CMG).pdf
​​​​​​​​   Vídeo promocional (7m09s).mp4