Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Universidades do Minho e Valência acolhem sede europeia para a investigação microbiana

Fotos
MIRRI
MIRRI logo
terça-feira, 15/05/2018
Campus de Gualtar, Braga
MIRRI
As universidades do Minho e de Valência, em Espanha, vão acolher a sede pan-europeia da Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI), uma plataforma que facilita o acesso e a gestão legal de recursos microbianos para o desenvolvimento de soluções sustentáveis no domínio das biotecnologias.
A proposta foi apoiada pelos governos português e espanhol, tendo sido aprovada há dias numa reunião com representantes dos sete países membros (Bélgica, França, Grécia, Letónia, Polónia, Portugal e Espanha) que assinaram até à data o memorando de entendimento do MIRRI. O campus de Gualtar da UMinho vai sediar estatutariamente o organismo e no campus de Paterna da Universidade de Valência vão instalar-se os serviços informáticos e telemáticos, apoiados pela LifeWatch, uma plataforma eletrónica de referência mundial na proteção, gestão e uso sustentável da biodiversidade.

O MIRRI será estabelecido como uma entidade legal sem fins lucrativos, seguindo um modelo distribuído com uma unidade central de coordenação e com “nós nacionais” nos vários Estados parceiros. A infraestrutura pretende facilitar o acesso, a nível europeu, a uma ampla gama de recursos microbiológicos e aos dados a eles associados de alta qualidade, gerando soluções eficientes para os grandes desafios da sociedade e estimulando a interação entre a academia e a bioindústria.

A proposta foi elaborada por Nelson Lima, diretor da Micoteca da UMinho, e Rosa Aznar, diretora da Coleção Espanhola de Cultivos Tipo da Universidade de Valência, contando com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, bem como da Secretaria de Estado da Investigação e Inovação, do Ministério da Economia, Indústria e Competitividade de Espanha. Após a fase preparatória, financiada pelo 7º Programa-Quadro (FP7) com um orçamento superior a três milhões de euros, o MIRRI entra na sua fase de consolidação. O processo de formalização do MIRRI-European Research Infrastructure Consortium está agendado para setembro, tendo em vista a constituição como entidade legal reconhecida pela Comissão Europeia até ao final de 2019.

- Vídeo promocional: cordis.europa.eu/docs/results/312/312251/final1-video-mirri.mp4

+Info:
www.mirri.org, facebook.com/mirri.esfri, cordis.europa.eu/project/rcn/104618_en.html, www.micoteca.deb.uminho.pt
https://www.uv.es/uvweb/uv-noticies/es/noticias/universitat-valencia-acogera-infraestructura-europea...
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024