Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Alunos da UMinho vencem Prémio Fernando de Sousa

Fotos
Hélio Carvalho, Eduardo Miranda e João Pedro Quesado
Entrega do prémio
Prémio
sexta-feira, 20/07/2018
Sintra
Hélio Carvalho, Eduardo Miranda e João Pedro Quesado
Galardão foi atribuído pelo comissário europeu Carlos Moedas, em Sintra
Três alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho venceram a segunda edição do Prémio Fernando de Sousa - categoria Estudante, numa cerimónia realizada a 20 de julho no NewsMuseum, em Sintra. O comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, distinguiu Eduardo Miranda, Hélio Carvalho e João Pedro Quesado pela reportagem “Luz ao Fundo da Europa”, sobre uma família refugiada a viver em Portugal, publicada no jornal académico ComUM Online.

João Pedro Quesado, coautor da reportagem e diretor da publicação, sentiu “um orgulho enorme” pelo prémio, que o ComUM recebeu pela segunda vez consecutiva. “Enquanto aspirantes a jornalistas, é um privilégio sermos reconhecidos por algo que estudamos e que, profissionalmente, ansiamos fazer. A história da família síria é marcante e representativa de muitas que passaram pelas mesmas dificuldades. Gostávamos que ela chegasse às instituições europeias para que não nos esqueçamos deste flagelo humanitário e temos a certeza que Fernando Sousa [o saudoso jornalista que dá nome ao prémio] quereria o mesmo", referiu. O prémio é promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, visa reconhecer trabalhos informativos de excelência em assuntos europeus e dá direito a uma viagem de InterRail pela Europa, no valor de 3000 euros.

O ComUM é um órgão independente realizado por alunos da licenciatura e do mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho, sendo considerado um exemplo no panorama português na qualidade do jornalismo académico e no papel que este pode ter na sociedade. Em 2017 venceu a primeira edição do Prémio Fernando de Sousa, pela reportagem “O ‘bicho-papão’ não mora aqui”, de Pedro Costa, Tiago Ramalho, Pedro Esteves e Paulo Costa, sobre os processos de integração nos bairros sociais de Famalicão, bem como o prémio “Ciberjornalismo Académico” do Observatório do Ciberjornalismo, pela reportagem "26 Km² de silêncio entre Portugal e Espanha” de Paulo Costa e Pedro Esteves, sobre o quase desconhecido Couto Misto. Venceu também o prémio “Ciberjornalismo Académico 2015”, pela reportagem “Por onde já não navegamos", de Rui Barros e Ricardo Castro, sobre o fim de vida dos Estaleiros de Viana do Castelo.
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024