Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

EMED/ICVS participa em exercício pioneiro no norte do país

Fotos
exercicio BSL 3
23/09/2022 - 25/11/2023
A Escola de Medicina e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) colaboraram, esta manhã, com a entidade de formação da Escola Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa que contou participação da Companhia de Sapadores de Braga. Um exercício formativo de simulacro num laboratório de biossegurança de nível 3 (BSL-3), de forma a uniformizar os procedimentos de retirada de profissionais, em caso de derrame de substâncias perigosas.
Para que a evacuação dos profissionais seja feita em total segurança, é exigido o cumprimento de um conjunto de etapas. Sendo elas o processo de descontaminação, a estabilização dos sinais vitais e o transporte para a entidade hospitalar. A utilização de equipamento de proteção individual específico e a descontaminação de todos os operacionais são, igualmente, procedimentos de caráter fundamental.

A EMED/ICVS dispõe atualmente de quatro laboratórios de segurança biológica de nível 3, nomenclatura aplicável a laboratórios clínicos, de diagnóstico, ensino, investigação, ou instalações de produção, onde o trabalho é realizado com agentes patogénicos, que podem causar doenças graves ou potencialmente letais através da inalação ou outro tipo de exposição.

Presente no local esteve o Comandante do Bombeiros Sapadores de Braga, Nuno Osório que realçou duas razões para a importância da realização destes exercícios. “Uma delas é em contexto formativo, o conhecimento da instituição para que se for preciso dar uma resposta rápida e eficaz a nossa equipa já tem uma noção muito maior das instalações. A segunda é o facto da própria Escola de Medicina ter o conhecimento de uma valência que estamos agora a implementar com um cunho de qualidade único que fica disponível a toda a região.”

Já Carlos Alves,formando, destacou o exercício pioneiro em que participou. “Já sou bombeiro há dez anos e nunca tinha feito algo do género, nunca tinhamos entrado nas instalações e também não sabiamos os procedimentos a fazer. Como existe um perigo real temos a possibilidade de aprender algo mais e faz com que as pessoas que trabalham aqui na Escola se sintam mais seguras”.

Depois do sucesso desta atividade ficou ainda acordado eventos semelhates para ações de formação como explicou Sandra Pereira, coordenadora da Unidade de Planeamento da EMED. É da maior relevância o acolhimento deste tipo de exercício formativo, em contexto real, pois permite a uniformização de protocolos de intervenção por parte das entidades corporativas e o treinamento comportamental das pessoas que trabalham em espaços laboratoriais especiais, nomeadamente em BSL-3.
Ficou estabelecido um espaço de dialogo para acolhimento de eventos semelhantes, em futuras ações formativas colaborativas entre: UREB/INSA, o ERSB e a EMED/ICVS.”
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024