Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Banco Português de Germoplasma Vegetal celebra 45 anos com conferência na UMinho

Fotos
Poster
sexta-feira, 25/11/2022
Campus de Gualtar, Braga
Poster
O Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), a comemorar 45 anos, realizou a 25 de novembro a conferência “A transformação digital na valorização e gestão dos Recursos Genéticos Vegetais: Tradição, Ciência e Inovação”, no campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga. A sessão de abertura foi às 09h30, com Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor da UMinho, e Nuno Canada, presidente do INIAV. Seguiu-se a conferência "Recursos genéticos: a tradição como base para a inovação", pela eurodeputada Isabel Carvalhais.

O tema do evento focou os sistemas alimentares sustentáveis, de modo a contribuir para a responsabilização, organização e operacionalidade da conservação a longo prazo, combatendo assim a erosão da diversidade genética e promovendo a sua valorização, referiu o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, entidade que gere o BPGV e pertence ao Ministério da Agricultura e Alimentação. A entrada foi livre, mediante inscrição prévia (até dois dias antes) em www.iniav.pt/conferencia-bpgv .

Sobre o Banco Português de Germoplasma Vegetal

O BPGV nasceu em 1977 e está sediado em Tibães, Braga. Tem como missão colher, conservar, caracterizar, documentar e valorizar os recursos genéticos, assegurando a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável, atual e futura, através de dois objetivos: a conservação in situ e ex situ dos recursos genéticos; e o apoio à implementação de políticas relativas à proteção da biodiversidade.

É guiado pelas linhas de orientação de importantes estruturas internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o International Board for Plan Genetic Resources (BPGR), atualmente Bioversity International, e no âmbito do Programa de Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais do Mediterrâneo.

O BPGV é uma das maiores infraestruturas de conservação de recursos genéticos do mundo, guardando mais de 47 mil amostras de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens, pastagens e culturas hortícolas. O 2º Relatório sobre a Situação dos Recursos Fitogenéticos do Mundo, da FAO, diz que Portugal, em particular o BPGV, tem a segunda maior coleção de milho do mundo. É ainda um dos 170 bancos com mais de 10.000 variedades conservadas, colocando-o entre os 10% melhores neste âmbito a nível mundial.

+Info: www.iniav.pt/conferencia-bpgv
www.iniav.pt/calendario-de-eventos/detalhesevento/456/-/conferencia-a-transformacao-digital-na-valorizacao-e-gestao-dos-recursos-geneticos-vegetais-tradicao-ciencia-e-inovacao
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025