Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Centenário de Maria Ondina Braga assinalado com espetáculo no Theatro Circo

Fotos
Convite
Maria Ondina Braga
Retrato de Ondina, por JAS
Poster
Centenário Maria Ondina Braga
Foto: Braga Cultura
Foto: Braga Cultura
Foto: Braga Cultura
Foto: Braga Cultura
Foto: Braga Cultura
Foto: Braga Cultura
sexta-feira, 13/01/2023
Theatro Circo, Braga
Foto: Braga Cultura
O Theatro Circo, em Braga, recebe a 13 de janeiro, às 21h30, a performance "Eu Vim Para Ver a Terra: viagens com Maria Ondina Braga", no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da “escritora portuguesa mais cosmopolita do século XX”. A entrada é livre, devendo o bilhete ser levantado com antecedência na bilheteira do Theatro Circo, pois está sujeito aos lugares disponíveis.

Através do diálogo entre a palavra de Maria Ondina Braga e os sons do piano de Luís Pipa, da harpa chinesa (guzheng) e da pi’pa de Lu Yanan, as atmosferas luminosas de Mariana Figueroa e as imagens criadas em tempo real pelo artista plástico João Alexandrino (JAS), o espetador viaja por geografias, culturas, ambientes, emoções e sons, acompanhando o percurso da escritora pelo mundo. A direção artística e voz estão a cargo do ator António Durães, com assessoria científica dos professores Isabel Cristina Mateus (UM/CEHUM) e Cândido Oliveira Martins (UCP/CEFH).

Nesta performance interartística destaca-se a estreia absoluta de “Ondine”, uma composição em cinco andamentos do pianista e nosso professor Luís Pipa. A obra inclui uma fantasia sobre duas peças de Debussy e Ravel, além de evocar a atmosfera da cidade natal de Ondina (Braga), os mistérios do Oriente, o esplendor e rudeza de África que a escritora percorreu, o seu espírito imaginativo e inconformado e, ainda, o seu regresso às origens, às memórias de infância, à lenta despedida. Merecem igualmente destaque as sonoridades orientais trazidas por Lu Yanan, interpretando “Overlord disarmor”, uma peça-ícone para guzheng que evoca a batalha entre os exércitos Chu e Han em 202 a.C.


A iniciativa tem o patrocínio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da Câmara Municipal de Braga e do Instituto Confúcio. O espetáculo decorre no âmbito de um vasto programa de comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga, levado a cabo desde janeiro de 2022, com o apoio da Reitoria da UMinho, do Espaço Maria Ondina Braga/Museu Nogueira da Silva, do Centro de Estudos Humanísticos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas e da Universidade Católica (CEFH), com destaque para a edição da Obra Completa de Maria Ondina Braga pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, cujo primeiro volume saiu em junho de 2022.


Programa intenso


Entretanto, está patente até 23 de fevereiro uma exposição coletiva de ilustração na Biblioteca Geral, no campus de Gualtar, que seguirá dali, até 31 de março, para a Biblioteca da UMinho no campus de Azurém. Em abril, haverá o III Colóquio Internacional Maria Ondina Braga: cartografias da memória e das emoções e a publicação do segundo volume da Obra Completa de Maria Ondina Braga (Biografias de mulheres escritoras). Prevê-se ainda a publicação de um roteiro turístico-literário pela geografia nortenha da escritora e de uma fotobiografia pela UMinho Editora.


Maria Ondina Braga (1922-2003) estudou línguas em Londres (Royal Asiatic Society of Arts) e Paris (Alliance Française). Viveu e lecionou Inglês e Português em Luanda, Goa, Macau e Pequim, viajou pelos quatro continentes, tendo fixado residência em Lisboa. Publicou vinte obras de contos, crónicas, romances, novelas e poesia, nomeadamente Amor e Morte (Prémio Ricardo Malheiros), Nocturno em Macau (Prémio Eça de Queirós) e Vidas Vencidas (Grande Prémio ITF/dstgroup). Foi argumentista, tradutora de Graham Greene, Pearl Buck, Herman Wouk, Bertrand Russel, Herbert Marcuse ou Tzvetan Todorov, entre outros. Colaborou em vários jornais e revistas como Diário de Notícias, Diário Popular, A Capital e Mulher.

* Fotos: facebook.com/CMBragaCultura/posts/pfbid02GTUprnzZ2aJikEVu3fUEfsF56iJeTLjqQUyQPU9Av6cDJKNcwLNQetGEpsmcR75Vl

+Info:
www.theatrocirco.com/pt/agendaebilheteira/programacultural/1367
www.cm-braga.pt/pt/0201/home/noticias/item/item-1-15136, mariaondinabraga.pt
www.tsf.pt/programa/sinais/ondina-na-sala-de-leitura-15650497.html
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024