Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

UMinho recebe final nacional das Olimpíadas de Química Júnior

Fotos
A Escola de Ciências da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga
A semifinal do distrito de Braga das Olimpíadas de Química Júnior 2023 foi em março, na UMinho
Olimpíadas da Química
Programa
sábado, 27/05/2023
Campus de Gualtar, Braga
Olimpíadas da Química
Sessenta alunos de Norte a Sul do país vão testar os conhecimentos nesta área. A equipa vencedora vai às “Olimpíadas Europeias da Ciência”
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em Braga, recebe a 27 de maio a final nacional das “Olimpíadas de Química Júnior”. O evento junta 60 alunos do 8º e 9º anos de 20 escolas de todo o país, que se destacaram nas dez semifinais regionais.

Na final, cada equipa de três alunos vai ser distribuída a partir das 11h00 pelos laboratórios do Departamento de Química e pelo anfiteatro da ECUM. O objetivo é efetuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais. Às 15h00 procede-se à entrega de prémios às três melhores equipas. A equipa vencedora poderá representar Portugal nas “Olimpíadas Europeias da Ciência”, previstas para 2024.


Mais cedo, às 10h30, a sessão de abertura conta com os discursos de Joaquim Faria, presidente da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), que coorganiza a iniciativa, e da parte da UMinho com a pró-reitora para a Comunicação, Teresa Ruão, o presidente da ECUM, José González-Méijome, o diretor do Departamento de Química, Luís Monteiro, e a professora Susana Costa, representante da organização.

O programa do evento inclui ainda, às 12h30, a palestra “Ciência doméstica: uma curiosidade histórica no ensino da Química?”, pelo professor João Paulo André, e às 14h30, a palestra “Resíduos orgânicos: como transformar um problema em solução”, pela professora Fátima Bento.

Esta iniciativa anual, cuja final de 2015 já tinha sido realizada na UMinho, pretende dinamizar o estudo e o ensino da Química nas escolas básicas, despertar o interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas e, também, aproximar o ensino básico e as universidades. A organização local envolve as professoras Ana Paula Bettencourt, Manuela Silva, Susana Costa, Manuela Raposo e Sílvia Lima, do Departamento/Centro de Química da UMinho.

+Info:
www.olimpiadas.spq.pt, www.ecum.uminho.pt, www.quimica.uminho.pt
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024