Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Instituto Confúcio da UMinho apresenta espetáculo "Water Music”, de Luís Bittencourt

Fotos
Poster
Foto: ICUM
sábado, 30/09/2023
Campus de Couros, Guimarães
Foto: ICUM
No âmbito da celebração do 50º Aniversário da UMinho e do 17º Aniversário do Instituto Confúcio da UMinho (ICUM), o ICUM convidou o músico Luís Bittencourt para apresentar o espetáculo Water Music no dia 30 de setembro, pelas 21h00, no Teatro Jordão, no campus de Couros, em Guimarães.

O espetáculo foi para maiores de 6 anos e teve a entrada livre, mas sujeita ao levantamento dos bilhetes ao dispor na antevéspera e véspera do espetáculo, nos balcões do Centro Cultural Vila Flor.

Sinopse

O concerto de Luís Bittencourt tem como obra principal a composição Water Music, do chinês Tan Dun. Explora o potencial da água como genuíno instrumento de percussão e sua capacidade de alterar ou amplificar o som de outros instrumentos que são colocados em contato com o líquido. Water Music também traz consigo a ideia do compositor de "música para ser ouvida de maneira visual e observada de maneira sonora", através da inclusão de elementos que geralmente possuem um valor secundário na composição musical tradicional, tais como: o espaço, a visualidade, a performance e a plasticidade. Uma das principais inspirações de Dun para compor Water Music foram os sons aquáticos produzidos pela primeira ecografia realizada durante a gravidez de sua esposa: “De repente, eu ouvi um belo som de água e pensei: este é o primeiro som que os seres humanos ouvem”. Luís Bittencourt vai também explorar sonoridades e estéticas artísticas que remetem à música chinesa, especialmente através da experimentação musical e improvisação.


Luís Bittencourt - nota biográfica

Multi-instrumentista, compositor, produtor musical e artista-investigador. Foi considerado “um mestre da experimentação sonora” (Revista Visão) e atuou a solo em países da Europa, Oceânia, América do Norte e América do Sul. As suas performances, descritas como “uma torrente de originalidade” (Casa da Música), incluem as primeiras audições das suas próprias composições, e dos compositores Tan Dun, Gabriel Prokofiev, Steve Reich, Vinko Globokar e alguns dos mais criativos compositores portugueses contemporâneos. As suas investigações pioneiras sobre a instrumentalidade da água e dos instrumentos “encontrados” estabeleceram novos insights sobre a experimentação artística na performance musical de percussão. Luís Bittencourt possui doutoramento, mestrado e bacharelado em performance musical e é membro da Society of Artistic Research e da Percussive Arts Society. Tem o site
www.luisbittencourt.com.

* Momento do concerto (9m13s):
facebook.com/luisbittencourtmusic/videos/208684628751791
* Fotos:
facebook.com/InstitutoConfucioUMinho/posts/pfbid0VDS7fNY2MQKmECZL7Umcv4pksVkKioFRgu5XNJzxgEHJwDa4GBLWSSszMw1gQ5xzl

+Info: www.confucio.uminho.pt,
facebook.com/InstitutoConfucioUMinho, instagram.com/instituto_confucio_da_uminho
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025