Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Couros é Património Mundial

Fotos
Foto: arquivo
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: arquivo
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: arquivo
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
terça-feira, 19/09/2023
Guimarães
Foto: arquivo
A zona de Couros - onde está o campus de Couros da UMinho -, em Guimarães, acaba de ser classificada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. A aprovação foi anunciada a 19 de setembro em Riade (Arábia Saudita), durante a 45ª Sessão do Comité do Património Mundial.

O campus de Couros acolhe o Instituto de Design de Guimarães, o Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, o Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães, o Teatro Jordão e Garagem Avenida, que sediam os cursos de Teatro, Artes Visuais e Design do Produto, juntando-se para breve a formação em Engenharia Aeroespacial na antiga Fábrica do Arquinho. Couros é igualmente chamado o “Bairro C”, de Criatividade, Cultura, Conhecimento, Ciência, Comunidade.

O centro histórico de Guimarães é Património Mundial desde 2001, mas agora duplica a sua área classificada (de 19 para 38 hectares), com um espaço de proteção entre a Veiga de Creixomil e a Penha. Ao património entre muralhas junta-se assim a história industrial de manufaturas e curtumes ao longo do rio de Couros. Este espaço foi alvo de uma cuidada reabilitação nas duas últimas décadas. A gestão atual de diversos edifícios é, entre outros aspetos, fruto de uma articulação exemplar entre o Município e a UMinho.

A extensão da área classificada como Património Mundial em Guimarães vai contribuir para uma maior visibilidade interna e externa da UMinho, da cidade e de Portugal, colocando o valioso património à disposição dos que nele habitam, trabalham e visitam, além de apelar à preservação da sua identidade.

+Info: www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/zona-de-couros-ja-e-patrimonio-mundial, whc.unesco.org/en/list/1031
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024