Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Iniciativa “Engenharia ao serviço da Sociedade”

Fotos
Programa
Palestra
Banner
Foto: Fibrenamics
Pedro Siza Vieira
Campus de Azurém, Guimarães
quarta-feira, 27/09/2023
Campus de Azurém, Guimarães
Programa
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organiza uma mostra de spin-offs e interfaces da instituição a 27 de setembro, das 10h00 às 18h00, na nave central do campus de Azurém, em Guimarães. A iniciativa designa-se “Engenharia ao serviço da Sociedade”, insere-se nas atividades do Cinquentenário da UMinho e tem entrada livre.

Um novo tratamento para a artrite reumatoide, embalagens biodegradáveis, células robóticas de fabrico aditivo, um detetor portátil do tipo de sangue, a produção de alimentos saudáveis com inteligência artificial ou ainda viseiras, trotinetes e rifles com subprodutos reciclados. Eis alguns exemplos de tecnologias com as quais os cidadãos vão poder interagir nos stands das 25 jovens empresas, interfaces e laboratórios colaborativos. Na mostra estão igualmente presentes as aceleradoras de empreendedorismo Startup Braga e Set.Up Guimarães e a Ordem dos Engenheiros - Região Norte. Ao longo do espaço, vai conhecer-se melhor as áreas de negócio, os serviços, os produtos e as oportunidades de colaboração daquelas entidades.


O programa paralelo inclui duas palestras. Pedro Siza Vieira, ex-ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, fala pelas 10h30 sobre “O conhecimento e a inovação como alavancas do crescimento económico”. De tarde, às 15h00, o tema “Valorizar o conhecimento – Proteger o futuro” é analisado pelo coordenador do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial da TecMinho, Marco Sousa. A sessão de encerramento vai contar com o presidente da EEUM, Pedro Arezes.

O evento visa mostrar o impacto socioeconómico do ecossistema da Escola de Engenharia da UMinho, que se afirma desde a origem pela transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade e para o tecido empresarial e industrial. A iniciativa – que é cofinanciada pelos programas POCH e Portugal 2020 – surge também como agradecimento aos antigos e atuais membros da Escola envolvidos nestas atividades. Curiosamente, na EEUM nasceram 75% das spins-offs da UMinho e cinco das 12 interfaces da UMinho.


As entidades participantes na mostra são: B4Logic, BeKofee, Betweien, CCG/ZGDV, Centro para a Valorização de Resíduos, Criam, Done Lab, DTx - Digital Transformation CoLab, EPIC Júnior, ESI Robotics, Extreme Materials, Cerveja Letra, Fibrenamics, Givaware, Keep Solutions, NaturaMatéria, Nutrium, OmniumAI, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, Pragmatic, Satisfibre, Sciencentris, Solfarcos, TecMinho e To-Be-Green.

+Info: www.eng.uminho.pt, www.engium.uminho.pt/tomorrowneedsyou/engenharia-sociedade-2023
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
​​​​​​​​   Pedro Siza Vieira - nota biográfica.docx
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024