A Universidade do Minho lançou a 5 de dezembro o seu projeto de voluntariado, uma iniciativa que visa promover o bem-estar social e a solidariedade em toda a comunidade académica. Este projeto reconhece a importância de ligar a dimensão pedagógica a causas sociais e solidárias e foi apresentado a partir das 9h30 no auditório B1 do CP II, no campus da Gualtar, em Braga.
O projeto "Voluntariado na UMinho - UMinho em Campo: Juntos na Transformação" é uma iniciativa orientada pelo compromisso de unir estudantes, docentes e funcionários da Universidade em ações voluntárias significativas, ao mesmo tempo que procura fortalecer parcerias com empresas que partilham a visão de responsabilidade social e estão dispostas a apoiar a UMinho nas causas sociais e solidárias.
A Comissão de Implementação do Voluntariado na UMinho assumiu três eixos de ação. O primeiro, “Educação para a solidariedade”, pretende promover a conexão entre a educação e as causas sociais e solidárias, incentivando os estudantes a aplicarem os seus conhecimentos e competências académicas para melhorar a sociedade. O segundo eixo procura promover o “Bem-estar social” e tem como ponto de partida a priorização do mesmo como um valor central, garantindo que as atividades de voluntariado tenham um impacto positivo nas vidas das pessoas e nas comunidades que a UMinho serve. Por último, o Voluntariado UMinho tem como missão promover a “Solidariedade” como um princípio orientador, incentivando a empatia e o apoio mútuo entre os membros da comunidade académica.
A Comissão de Implementação do Voluntariado UMinho, designada pela Vice-Reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Professora Filomena Soares, é coordenada por Sílvia Lima Gonçalves Araújo e tem como membros Anabela Alves, António Vicente, Celina Pinto Leão, Pedro Albuquerque e um representante da Associação Académica da UMinho.