Nela, pretendeu-se abordar os contributos da Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira, bem como de áreas afins, para um processo de construção da carreira alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Considerando os atuais desafios ideológicos, sociopolíticos, ambientais e económicos, é importante proclamar o sonho universal de uma sociedade onde o direito à saúde, educação de qualidade e trabalho digno, sejam a norma, ao invés da exceção. Porém, na travessia até à condição desejada, vários serão os obstáculos encontrados, exigindo-nos persistência, adaptabilidade e integridade na construção dos percursos de carreira.
Neste sentido, a presente edição do Seminário teve como foco, disseminar e promover o intercâmbio de conhecimentos científicos e de práticas baseadas na teoria e evidência, que sustentem soluções de apoio aos indivíduos e aos contextos, na preparação e concretização de projetos de existência que concorram para a prosperidade, numa era dos Direitos Humanos.
Os oradores convidados das conferências foram Beatriz Malik Liévano, Bruno Lobão de Moura, Ana Paula Marques, Assunção Flores, João Lopes, Marisa Carvalho, Joana Carneiro Pinto e Luís Sérgio Vieira. As oficinas contaram com Márcia Gouveia, Paulo Cardoso, Rodolfo Ambiel e José Manuel Tomás da Silva, havendo ainda um webinar de Shékina Rochat.