O XXVI Colóquio de Outono do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM) ocorreu a 28 e 29 de novembro, no auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da UMinho, no campus de Gualtar, Braga. O evento teve o tema "Cultura e democracia no espaço ibérico. 50 anos depois".
Os processos de democratização no espaço ibérico começaram em datas próximas – 1974 em Portugal, 1975 no Estado espanhol – dando início a uma série de mudanças estruturais nas sociedades dos dois estados, plasmadas nos diversos sistemas que os sustentam. A cultura, entendida num sentido amplo, experienciou profundas alterações quer quanto à sua função social, quer como saber académico.
Numa altura da celebração dos 50 anos da alteração de regimes, afigurou-se relevante evocar as mudanças decorrentes dos processos democráticos, mas também questionar a durabilidade e pertinência, ao repensar os seus legados no presente e os seus ecos num futuro que se revela desafiante e incerto face às dinâmicas próprias das sociedades globalizadas atuais.
Que mudanças geraram estes processos de democratização nos sistemas culturais?; De que forma definem hoje o ensino da cultura, os estudos culturais e a produção cultural?; Que diálogos entre passado e futuro podem ser estabelecidos entre os padrões culturais dos períodos da ditadura e da democracia? Estas foram algumas perguntas que enformaram o Colóquio.
+Info: cehum.elach.uminho.pt/coloquio_outonoXXVI,
www.elach.uminho.pt,
cehum.elach.uminho.pt/events/601