Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Instituto Confúcio da UMinho celebra a chegada do “ano da serpente” com concerto

Fotos
Foto: Associação Pensamento Oriental (arquivo)
Foto: Associação Pensamento Oriental (arquivo)
Poster
Cartaz
Banner
Feliz Ano Novo Chinês
Foto: Eugénio Campos Ferreira
Foto: Eugénio Campos Ferreira
Foto: facebook ICUM
Foto: facebook ICUM
Foto: facebook ICUM
Foto: facebook ICUM
domingo, 26/01/2025
Auditório Vita, Braga
Foto: facebook ICUM
O Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) comemorou a entrada no Ano Novo Chinês no dia 26 de janeiro, com um concerto da Associação Pensamento Oriental, pelas 17h00, no auditório do Espaço Vita, em Braga. A sessão teve entrada livre, mediante o levantamento prévio do bilhete no local. O Município de Braga apoiou a iniciativa.

O espetáculo assinalou a chegada do “ano da serpente”, símbolo de sabedoria, mistério e renovação. Pelo palco desfilaram danças tradicionais chinesas, como a do leão e a das lanternas vermelhas, além de momentos musicais com os instrumentos típicos guzheng e pipa, numa viagem milenar a recriar vividamente a poesia e a arte presentes na cultura tradicional chinesa.


Este concerto anual do ICUM tem sido um sucesso e, nesta fase, o Instituto promoveu
também atividades culturais em 17 escolas básicas dos concelhos de Braga, Guimarães, Famalicão, Porto, Lousada e Amarante, inseridas no seu projeto “Chinês nas Escolas”.

Pioneiro na lusofonia


O Instituto Confúcio da UMinho visa a promoção da língua e cultura chinesas e das relações científicas e culturais luso-chinesas. Nasceu em 2006, fruto de uma parceria com a Universidade de Nankai e o Governo chinês, sendo o primeiro no espaço lusófono e o 32º a nível mundial. Tem sede no campus de Gualtar, em Braga, mas dinamiza um conjunto de ações descentralizadas, desde cursos livres, conferências, exposições, espetáculos, workshops, concursos, formações (como para agentes da GNR), comemorações do Ano Chinês, da Festa das Lanternas e outras efemérides e, ainda, performances de dança, música, caligrafia, artes marciais e ritual do chá.


O ICUM foi também pioneiro no país a assegurar testes oficiais de proficiência de mandarim, inclusive para os mais novos, e que atraem até candidatos de Espanha. Além disso, promove o ensino de Chinês para meio milhar de alunos nos distritos de Braga e Porto, além de bolsas de estudo e intercâmbio. Entre os próximos projetos incluem-se a criação de uma extensão em Guimarães, a relação mais intensa com os chineses no Norte de Portugal e o apoio contínuo ao projeto-piloto do Ministério da Educação para a possível inclusão do mandarim no sistema nacional de ensino.

* Fotos:
Facebook

+Info: www.confucio.uminho.pt,
facebook.com/InstitutoConfucioUMinho, facebook.com/events/1161853388900191
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025