António Guimarães Rodrigues, ex-reitor da Universidade do Minho (UMinho) e figura ímpar no panorama académico, foi homenageado no dia 19 de fevereiro com o lançamento do livro “Guimarães Rodrigues: uma universidade sem muros”. Esta obra reuniu cerca de 40 textos de pessoas que trabalharam e conviveram com o evocado ao longo do seu percurso na UMinho. O lançamento do livro aconteceu a partir das 17h30, no Salão Nobre do edifício da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, em Braga.
A obra resultou de uma iniciativa coordenada pelo professor Paulo Sampaio, da Escola de Engenharia da UMinho, e teve o cunho da UMinho Editora. Acílio Estanqueiro Rocha fez a apresentação do livro na sessão, que contou ainda com intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do coordenador da obra e de Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho e membro do conselho científico e editorial da UMinho Editora.
Esta publicação inclui um texto da família, um contributo do atual reitor da UMinho e um prefácio assinado pelo académico António Sampaio da Nóvoa. “Não se trata de um tributo melancólico à partida do Professor, do Reitor, do Chefe ou do Amigo, mas antes de uma celebração da sua vida, da sua entrega e da dedicação com que nos presenteou”, deu conta o coordenador do livro, Paulo Sampaio, recordando “o privilégio de ser moldado por um espírito nobre, que a todos nos ensinou o verdadeiro significado de servir uma causa”.
Esta obra destacou os contributos de António Guimarães Rodrigues para a UMinho, onde foi pró-reitor (2001) e reitor (2002 a 2009), assim como para a Escola de Engenharia, da qual foi presidente de 1997 a 2000, e surgiu como um tributo ao seu percurso notável, prestando homenagem a uma figura central na história recente da universidade e sublinhando o impacto duradouro do seu trabalho. Com uma visão estratégica e uma liderança inspiradora, António Guimarães Rodrigues desempenhou um papel determinante no reforço da qualidade do ensino e investigação, além de ter promovido uma forte ligação entre a academia e a sociedade. A sua dedicação à educação superior deixou um legado que continua a marcar a instituição.