Manuel João Costa, pró-reitor da Universidade do Minho (UMinho) para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, foi designado para integrar o novo Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), sendo empossado como vice-presidente. Manuel João Costa, a representar o consórcio EPIC - Excelência em Inovação Pedagógica e Cocriação, tomou posse no dia 14 de fevereiro, juntamente com os restantes membros do CNIPES, numa cerimónia que aconteceu no Teatro Thalia, em Lisboa.
O CNIPES foi recentemente criado, assumindo-se como um órgão independente e colegial, com funções consultivas e autonomia administrativa, que funciona junto do membro do Governo com responsabilidade pelo ensino superior. O conselho integra 25 especialistas nacionais e internacionais com experiência relevante no ensino superior e tem como missão fomentar a inovação e a formação pedagógicas que considera como pilares fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino e para a promoção do sucesso e do bem-estar das comunidades académicas em Portugal.
“Vejo o CNIPES como um motor de transformação institucional, fortalecendo a articulação do sistema e impulsionando mudanças que promovam maior sucesso académico e bem-estar nas comunidades do ensino superior em Portugal. Tem o potencial para fomentar uma cultura inclusiva, inovadora e cooperativa que maximize o desenvolvimento e o sucesso de todos os estudantes”, apontou Manuel João Costa. Para o pró-reitor da UMinho, “o CNIPES assumirá um papel estratégico no espaço nacional do ensino superior, congregando os sete Centros Interinstitucionais de Inovação Pedagógica, como o EPIC, que abrangem mais de 90% das instituições de ensino superior do país. Como fórum de referência, potenciará a consolidação e a partilha do conhecimento pedagógico desenvolvido nas instituições, promovendo a valorização da atividade educativa em paridade com a investigação”, explicou.
Na parte da manhã, a anteceder a tomada de posse oficial dos membros do CNIPES, decorreu a primeira reunião de trabalho deste Conselho e que foi conduzida pela sua presidente, Patrícia Rosado Pinto. A tomada de posse dos membros aconteceu às 14h30 e seguiu-se uma apresentação do livro “Generative AI and Education: Digital Pedagogies, Teaching Innovation, and Learning Design”, por Mairéad Pratschke, membro do CNIPES, e uma mesa redonda onde sobre o tema “Educação e Inteligência Artificial”. O encerramento da sessão esteve a cargo de Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação.
De acordo com o Decreto Regulamentar n.º 4/2024, a criação do CNIPES, entidade permanente de reflexão e promoção de práticas pedagógicas inovadoras para docentes do ensino superior, constitui uma iniciativa prioritária no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência da República Portuguesa.