O Museu Nogueira da Silva (unidade cultural da UMinho), o Regimento de Cavalaria n.º 6 e o Forum Braga acolhem de 26 de abril a 29 de junho a exposição "Somos Todos Capitães - 50 Anos de Liberdade". A iniciativa tem entrada livre e faz parte da programação da Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura, tendo a curadoria Paulo Mendes.
Este projeto expositivo de arte contemporânea debruça-se sobre os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal, momento que marca a transição de um regime ditatorial, com 48 anos, para um regime democrático e europeu. A exposição apresenta relevantes obras históricas e novas criações, acompanhadas por uma diversidade de documentação: desde filmes, arquivos fotográficos, livros, cartazes ou material gráfico. Estas peças dialogam com o contexto social, político e cultural do período histórico abrangido, entre 1960 e o tempo presente.
Entretanto, o Museu Nogueira da Silva recebe a 17 de maio, 7 e 28 de junho, sempre das 15h00 às 17h00, o ciclo "Conversas para revolucionar o pensamento". Os diversos protagonistas convidados vão discutir o passado e o presente, contrariando a amnésia coletiva, tomando a história política e cultural de Portugal como ponto de partida para discutir o processo revolucionário, através da nossa memória histórica coletiva, portuguesa e europeia. A entrada é livre.
+Info: 25Abril,
www.mns.uminho.pt