Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Portal UMinho
Iniciar sessão
Seguir
UMinho
Ensino
Investigação
Vida e Bem-Estar
Arqus
Detalhe do evento
EN
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
UMinho
Informação Institucional
Missão
Estatutos
Historia
Factos e Números
Planos, relatórios e regulamentos
Símbolos e Hino
Bandeira
Brasão
Hino
Identidade Gráfica
Sinfonia
Órgãos e Unidades
Conselho de Curadores
Conselho geral
Reitor
Equipa Reitoral
Galeria de Reitores
Agenda do Reitor
Conselho de gestão
Senado académico
Conselho cultural
Prémio Victor de Sá
Aviso-Edital
Vencedores
Conselho de Presidentes de Unidades Orgânicas
Conselho disciplinar
Conselho de Ética
Provedoria
Provedor do Estudante
Provedor Institucional
Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação
Escola de Arquitetura (EA)
Escola de Ciências (EC)
Escola de Direito (ED)
Escola de Economia e Gestão (EEG)
Escola de Engenharia (EEng)
Escola de Medicina (EMed)
Escola de Psicologia (EPsi)
Escola Superior de Enfermagem (ESE)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Instituto de Educação (IE)
Instituto de Investigação I3Bs (I3Bs)
Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)
Unidades de Serviços
Serviços da Reitoria
Gabinete de Assessoria Jurídica (GAJ)
Gabinete de Avaliação e Auditoria Interna (GAAI)
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Gabinete de Processos Académicos (GPA)
Gabinete de Projetos Especiais (GPE)
Núcleo de Acreditação e Catalogação de Cursos
Serviços de Apoio
Secretariado da Provedoria
Secretariado da Reitoria
Secretariado do Conselho Cultural
Secretariado do Conselho de Ética
Secretariado do Conselho de Gestão
Secretariado do Conselho Geral
Secretariado dos Órgãos de Consulta Presididos pelo Reitor
Serviços Especializados
Unidade de Serviços da Gestão dos Campi e Infraestruturas (USGCI)
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Contratação Pública (USCP)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Unidade de Serviços de Gestão e Acreditação da Qualidade (USGAQ)
Unidade de Serviços de Recursos Humanos (USRH)
Unidade de Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações (USSIC)
Unidade de Serviços Financeiro e Patrimonial (USFP)
Sustentabilidade
Internacionalização
Ensino a Distância
Programas de Mobilidade
Redes de Cooperação Internacional
Redes de Investigação Internacional
Qualidade
Avaliação externa
SIGAQ-UM
CA-SIGAQ
Eventos da Qualidade
EAQ'2019
EAQ'2020
EAQ'2022
Avaliação de Trabalhadores TAG
Comissão Paritária
Conselho Coordenador de Avaliação
Informação sobre biénios
QUAR UMinho
Ética
Código de Conduta Ética
Conselho de Ética
Comissões Especializadas
Igualdade, Diversidade e Inclusão
Proteção de Dados
Definições
Princípios da proteção de dados pessoais
Licitude do tratamento
Tratamento de categorias especiais de dados
Direitos dos titulares
Notificação de violação de dados pessoais ao DPO
Transferências para paises terceiros
Documentos de Apoio
Legislação
Ligações
Política de Privacidade Mobile
COVID-19
50 Anos UMinho
Programa Geral
Comissão Comemorativa e Comissão de Honra
50 anos de História
Identidade gráfica
Podcast 50 anos UMinho
Revista UMinho 50 anos
Patrocínios e Apoios
Ensino
Oferta Educativa
Cursos Conferentes a Grau
Licenciaturas e mestrados integrados
Mestrados
Doutoramentos
Cursos Não Conferentes a Grau
Ensino a distância
Formação especializada
Estudos avançados
Curso para maiores de 23 anos
Curso de preparação para estudantes internacionais
Outros cursos
Corpo docente
Estudantes UMinho
Serviços de Apoio à Aprendizagem
Serviços de Ação Social
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Mentorias UMinho
Objetivos e Funcionamento
Mentores
Mentorandos
Testemunhos
Inscrições Mentorandos
Mentoria Internacional UMinho
Objetivos e Funcionamento
Mentores
Mentorandos
Inscrição Mentorandos
Tutorias por pares
Objetivos
Investigação-ação
História
Tutores
Tutorandos
Funcionamento
Publicações
Testemunhos
Certificado e suplemento
Inscrições
Bolsas e Prémios Escolares
Bolsas de Estudo
Fundo Social de Emergência
Bolsas de Mérito Académico
Bolsas de Excelência
Outras Bolsas e Prémios Escolares
Portais de Apoio ao Estudante
E-learning ↗
Portal Académico ↗
Portal Alumni ↗
RepositoriUM ↗
Sou.UMinho ↗
Centro IDEA-UMinho
Bibliotecas Académicas
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Programas de Mobilidade
Mobilidade IN
Estudantes IN
Pessoal Docente e Não Docente
Mobilidade OUT
Estudantes OUT
Pessoal Docente e Não Docente
Cursos de Licenciaturas e Mestrados Integrados
Cursos de Mestrado e Doutoramento
Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras
Vida nos Campi
Os Campi
Empregabilidade
Bolsa de Emprego
ObservatoriUM
Relatórios de Empregabilidade de Cursos da UMinho
Futuros estudantes
Programa de visitas
Programa O Melhor Estudante
Programa Verão no Campus
UPA - UMinho de Portas Abertas
Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Patentes
Spin-Offs
Unidades de Interface
Ciência Aberta
Acesso Aberto a Publicações
Gestão e Abertura de Dados
Políticas de Ciência Aberta
Infraestruturas e Serviços
Projetos Ciência Aberta na UMinho
Formação e Eventos
UMinho Editora
A Minha Ciência Aberta
Projetos de Investigação
Projetos I&D da UMinho
Dados estatísticos
Instrumentos e Ferramentas de Apoio
Questões Frequentes e Ligações Úteis
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Produção Científica
Portal de Inovação
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Custo de vida
Alojamento
Alimentação
Associações de estudantes
Núcleos de estudantes
Grupos culturais
Desporto
Os Campi
Descrição
Plantas
As Cidades
Braga
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Guimarães
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Espaços para Eventos
Cultura
Unidades culturais
Unidades Diferenciadas
Publicações Culturais
Publicações
Revista Fórum
Orquestra
COVID-19
Destaque
Outros Destaques
Legislação, Despachos, Circulares e Comunicados
Plano de Contingência Interno
Infografias
Stayaway COVID
Perguntas Frequentes
Página do Governo #EstamosON
Orientações e Informações
Investigação, Cooperação e Literatura
Artigos e Entrevistas
Materiais de Divulgação
Guias DGS para IES
Contactos Telefónicos Úteis
Contactos Digitais Úteis
Barra de Assinatura de E-Mails
Comunidade e Redes
Notícias
Eventos
NÓS - Jornal Online da UMinho
Revista UMinho
Galeria de Imagens
Arqus
Parceiros
Notícias
Oportunidades
Facebook
Instagram
Linkedin
YouTube
EN
PT
Alumni
Estudantes
Igualdade
UMinho
Informação Institucional
Órgãos e Unidades
Sustentabilidade
Internacionalização
Qualidade
Ética
Igualdade, Diversidade e Inclusão
Proteção de Dados
50 Anos UMinho
Ensino
Oferta Educativa
Estudantes UMinho
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Empregabilidade
Futuros estudantes
Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Ciência Aberta
Projetos de Investigação
Produção Científica
Portal de Inovação
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Os Campi
Cultura
COVID-19
Comunidade e Redes
Arqus
Parceiros
Notícias
Oportunidades
Portal UMinho
>
PT
>
Comunidades e Redes
>
Detalhe do evento
Comunidades e Redes
Comunidades e Redes
Atualmente selecionado
Notícias
Eventos
NÓS – Jornal Online da UMinho ↗
Revista UMinho
Galeria de Imagens
Alumni UMinho ↗
Detalhe do evento
Voltar
UMinho lança Bienal de Educação para refletir e construir as políticas na área
Fotos
16/06/2025 - 20/06/2025
Campus de Gualtar, Braga
A primeira edição da
Bienal de Educação
juntou de 16 a 20 de junho as principais vozes nacionais da área na Universidade do Minho, incluindo no final recomendações para as políticas públicas. Decisores, cientistas, estudantes, pais, além de sindicatos, municípios, escolas e avaliadores focaram temas como a falta de docentes, a revolução digital, a autonomia e a democracia.
“Este é um momento-chave no debate da educação em Portugal, que mal entrou na campanha eleitoral e que agora vamos abrir a toda a sociedade, queremos ser parceiros transformadores”, disse o professor catedrático emérito Licínio Lima, da organização. “Evoluímos muito após o 25 de Abril, mas há diversos aspetos a melhorar, desde a educação pré-escolar à educação de adultos, sem dependermos tanto de ciclos políticos e formando cidadãos plenos”, realçou.
A Bienal foi coordenada pelo Instituto de Educação (IE) da UMinho, a celebrar 50 anos, e teve o tema "O futuro é a educação: as pessoas, a vida e a escola". Assenta em quatro eixos: Educação, saúde e sustentabilidade; Pedagogia e currículo; Avaliações em educação; e Comunidades educativas. Cada dia começou por abordar um dos eixos, através de um palestrante distinto, seguindo-se duas mesas-redondas paralelas, posters de estudantes de vários ciclos, mesas de discussão e comunicações livres. A exceção foi no feriado de 19 de junho, com atividades culturais agendadas.
IA e uso de ecrãs abrem o debate
O evento decorreu no auditório do IE, no campus de Gualtar, em Braga. A abertura oficial foi a 16 de junho, às 9h30, com o representante da direção desta Bienal, Álvaro Laborinho Lúcio; o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro; e a presidente do IE, Beatriz Pereira. A conferência inaugural, “Inteligência artificial e educação”, coube a Arlindo Oliveira, do Instituto Superior Técnico.
As outras conferências principais foram “Currículo, pedagogia e profissionalismo docente”, por Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação (17 de junho); “Avaliações em educação: pedagogia ou quantofrenia?”, com Licínio Lima (18 de junho); e “Tempo de ecrã nas crianças e adolescentes”, com Rute Santos, professora do IE (20 de junho). Todas começam às 9h30. No último dia, destacou-se ainda às 15h00 a palestra final “Comunidades educativas como lugares de resistência na era do Eu”, com João Teixeira Lopes, sociólogo da Universidade do Porto.
Meia centena de oradores
O programa reuniu meia centena de oradores, sobressaindo figuras como o comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, o presidente do conselho científico do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Nuno Ferro, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), Filinto Lima, a presidente da Confederação das Associações de Pais (CONFAP), Mariana Carvalho, a dirigente da FENPROF e do Sindicato dos Professores do Norte, Manuela Mendonça, o diretor do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Rui Trindade, ou o professor catedrático e divulgador científico Carlos Fiolhais.
Os coordenadores dos quatro eixos da Bienal apresentaram no final uma síntese com boas
práticas, reflexões e recomendações para as políticas públicas regionais e nacionais, quer para os órgãos de poder como para a administração educativa e os cidadãos. “A educação não é só de educadores e alunos, é de todos e em permanência”, frisou Licínio Lima. “Esta Bienal quer dar retaguarda científica, pedagógica, cultural para uma pedagogia ativa e de pensamento crítico; numa era permeada de alienação, opressão e
fake news
, pouco adiantam corridas desenfreadas ou recursos sofisticados, a educação é o maior contributo para a democracia, a tolerância e a convivência entre os humanos e entre estes e o planeta”, notou.
* Fotos da sessão de abertura:
Facebook
,
Facebook
* Reportagem vídeo (3m14s):
YouTube
* Transmissão integral da Bienal (9 vídeos):
YouTube
+info e i
nscrições
:
www.ie.uminho.pt
,
bienaleducacao.wixsite.com/bienal-da-educa
,
RUM
Nome do documento
Bienal de Educação - Programa.pdf
Bienal de Educação - Apresentação e objetivos.pdf
Bienal de Educação - Conclusões-síntese.pdf
×