Três personalidades da Universidade do Minho (UMinho) foram distinguidas com o “Outstanding Contribution Award for China-Portugal Educational Exchange”, um reconhecimento entregue pela Embaixada da China em Portugal que distingue o papel central e impacto significativo no fortalecimento destes das relações educacionais e culturais entre a China e Portugal. Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, António Lázaro, diretor do Instituto Confúcio da UMinho, e Emília Dias, docente da UMinho e coordenadora do projeto de ensino de Chinês nas Escolas, foram os distinguidos nesta ação que sublinha o esforço colaborativo e a dedicação da Universidade e dos seus representantes na promoção do intercâmbio educacional e cultural entre os dois países.
A cerimónia de entrega do prémio que decorreu em Lisboa e, para além de destacar o contributo notável da UMinho na promoção do intercâmbio bilateral, serviu ainda para reconheceu o talento de estudantes na 3.ª Edição da Bolsa “Embaixador da China”. Daniel Freire e Aira Nosolini foram os estudantes da UMinho agraciados com esta bolsa, evidenciando o mérito e o empenho dos alunos no estudo da língua e cultura chinesas.
A UMinho vê assim reconhecida, através das suas diversas iniciativas e do trabalho do Instituto Confúcio, o seu papel essencial no país na promoção do entendimento mútuo e da cooperação entre a China e Portugal, através de programas de ensino de chinês, atividades culturais e iniciativas de intercâmbio.
* Fotos: Facebook+Info: facebook.com/InstitutoConfucioUMinho