Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

1º Encontro ARNET

Fotos
Poster
Programa
Distribuição geográfica do laboratório associado ARNET
Sessão de abertura (foto: João Paulo Medeiros)
Mesa-redonda (foto: João Paulo Medeiros)
Uma das intervenções (foto: Andreia Gomes)
03/07/2025 - 04/07/2025
Campus de Gualtar, Braga
Mesa-redonda (foto: João Paulo Medeiros)
Laboratório associado junta investigadores do Minho ao Algarve e ilhas. Responsáveis do ICNF, CCDR-N e Águas do Norte entre os oradores.

O laboratório associado ARNET – Aquatic Research Network, que reúne mais de 700 investigadores de ciência aquática do Minho ao Algarve e ilhas, realizou o seu primeiro encontro nacional nos dias 3 e 4 de julho de 2025, na Universidade do Minho. A iniciativa decorreu no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga, e juntou mais de uma centena de cientistas e profissionais da área, que debateram sobre monitorização ambiental, riscos emergentes, biotecnologia e governação participativa, entre outros desafios.

A sessão de abertura foi no dia 3, quinta-feira, às 11h00, com intervenções dos diretores das unidades fundadoras do ARNET: Pedro Raposo de Almeida, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE, Universidade de Lisboa); Cláudia Pascoal, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA, UMinho) e Sara Raposo, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA, Universidade do Algarve).


Com o tema “Ciência nas políticas públicas: da investigação à decisão”, o programa incluiu apresentações dos cinco domínios de investigação do ARNET, sessões de pitch com cientistas e ainda reuniões temáticas para reforçar a articulação interna da rede.


O segundo dia foi marcado pela mesa-redonda “Monitorizar, avaliar e agir: desafios para a gestão de sistemas aquáticos”, que conta das 9h30 às 11h30 com os oradores convidados António Martinho (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), Frederico Lopes (Águas do Norte), Graça Fonseca (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e Pedro Raposo de Almeida (ARNET). A sessão teve a moderação de Cláudia Pascoal (CBMA, Escola de Ciências da UMinho) e a entrada é livre. Seguiram-se as conclusões finais do Encontro e um momento informal de networking entre os participantes, promovendo a criação de sinergias.


Emergência ambiental exige decisores informados

“Abordámos nestes dois dias o trabalho desenvolvido e futuras iniciativas que garantam uma resposta eficaz aos múltiplos desafios societais”, resumiu o diretor do ARNET, Pedro Raposo de Almeida. “O cenário de emergência ambiental precipitada pelas alterações climáticas exige decisões políticas baseadas em saber científico sólido, pois os sucessivos erros de perceção e a falta de planeamento ambiental estratégico têm levado à delapidação do património natural de Portugal, pondo em risco a saúde dos ecossistemas e das populações humanas, com consequências económicas desastrosas”, acrescentou, defendendo também orientações claras que garantam a estabilização e valorização do sistema científico e tecnológico nacional.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o ARNET integra três centros de investigação e 11 instituições anfitriãs, reunindo 742 investigadores e colaboradores. A sua missão é promover a ligação entre conhecimento científico, políticas públicas e ação no território, contribuindo para a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos.

* Fotos:
Instagram

+Info:
arnet.pt, Linktr.ee, Instagram, Facebook, LinkedIn, Bluesky
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025