Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Cristina Flores preside à Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho

Fotos
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Ana Carvalho, Cristina Flores, Bruna Peixoto e Carlos Pazos formam a nova equipa da presidência da ELACH-UMinho
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho (foto: Nuno Gonçalves)
segunda-feira, 03/11/2025
Campus de Gualtar, Braga
Foto: Nuno Gonçalves
Cristina Flores, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da UMinho, tomou posse no dia 3 de novembro como Presidente desta Escola para o triénio 2025-2028.

A cerimónia contou com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e teve início às 11h00, no auditório da ELACH, no campus de Gualtar, em Braga. Cristina Flores, que substituiu no cargo João Rosas, nomeou os Vice-Presidentes Carlos Pazos (Ensino e Conselho Pedagógico), Bruna Peixoto (BabeliUM e Interação com a Sociedade) e Ana Carvalho (Comunicação, Internacionalização e Investigação).

Nota biográfica

Natural da Póvoa de Varzim, Cristina Flores é licenciada em Ensino de Português e Alemão, mestre em Estudos Luso-Alemães e doutorada em Ciências da Linguagem - ramo Linguística Alemã, pelas universidades do Minho e Hamburgo. Na academia minhota, foi diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos e do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), editora da revista “Diacrítica” e é vice-presidente da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas, entre outros cargos.

Tem coordenado projetos de investigação nacionais e internacionais sobre falantes monolingues e bilingues. É editora associada das revistas científicas “Heritage Language Journal” (Brill), “Linguistic Approaches do Bilingualism” (Benjamins) e coeditora da “Language Development” (Narr Verlag). Foi também presidente da Associação Portuguesa de Linguística (2022-24).

Sobre a ELACH

Prestes a celebrar 50 anos, a ELACH tem cerca de 1400 estudantes em oito licenciaturas, onze mestrados e cinco doutoramentos, em Braga e Guimarães, além de várias dezenas de docentes, investigadores e técnicos em atividades de ensino, investigação e ligação à sociedade. É composta por sete Departamentos (Estudos Asiáticos, Estudos Germanísticos e Eslavos, Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Românicos, Filosofia, Música) e por dois centros de investigação (CEHUM e Centro de Ética, Política e Sociedade, CEPS).

Esta Escola aposta no desenvolvimento das artes, da cultura humanista e do pensamento crítico e fomenta a valorização (inter)nacional da língua portuguesa. Destaca-se ainda a promoção do multilinguismo, do multiculturalismo, da interdisciplinaridade, da inovação e da cooperação através de parcerias em todos os continentes, como a aliança Arqus.

* Fotos:
Facebook, SASUM
* Reportagem vídeo (2m34s):
YouTube

+Info: www.elach.uminho.pt,
Instagram
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025