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Design e Marketing de Moda (Licenciatura) 2014/2015

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Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Design de Moda

Contactos


    Diretor de Curso
    Joana Luísa Ferreira Lourenço Cunha
    jcunha@det.uminho.pt
    Tel: 510295

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


Este curso pretende formar designers especializados em produtos têxteis e de vestuário capazes de conceber produtos de alto valor acrescentado pela inovação e a criatividade, corretamente orientados para segmentos ou nichos de mercado-alvo exigentes. Faculta formação superior suscetível de permitir aos designers o conhecimento e acompanhamento das mudanças de mercado. Deste modo, poderão detetar novas necessidades/exigências e/ou oportunidades de inovação tecnológica e/ou de processo, que permitam o contínuo desenvolvimento das propostas que apresentam ao mercado, como forma de assegurar a rentabilidade e sustentabilidade das empresas e suas marcas.

O programa de estudos é multidisciplinar, sendo confrontados os alunos com metodologias de aprendizagem dinâmicas com elevada exigência em termos de desempenho, flexibilidade, espírito inovador, integrador e de equipa.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado)

Saídas profissionais


O curso tem saídas profissionais muito diversificadas pois permite aos licenciados a integração em gabinetes de criação de produtos de moda, empresas de produção (têxtil, vestuário de moda, desporto, protecção e acessórios), bem como em empresas de distribuição e de comercialização, em Portugal e no estrangeiro.

Acesso


30

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudo pode ser efetuato através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Critérios de Ingresso


Provas de ingresso:
03 Desenho
ou
10 Geometria Descritiva
ou
16 Matemática

Prazos de candidatura


- Apresentação da candidatura à 1ª Fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior - 17 de julho a 08 de agosto de 2014
- Apresentação da candidatura à 2ª Fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior - 08 de setembro a 19 de setembro de 2014
- Apresentação da candidatura à 3ª Fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior - 02 de outubro a 06 de outubro de 2014

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ConcursoNacionalPublico/Calendario/

Prazos de inscrição


- Alunos colocados via Concurso Nacional de Acesso 1ª fase - 08 a 12 de setembro de 2014 - a)
- Alunos colocados via Concurso Nacional de Acesso 2ª fase - 25 a 29 de setembro de 2014 - a)
- Alunos colocados via Concurso Nacional de Acesso 3ª fase - 10 a 14 de outubro de 2014 - a)
- Alunos colocados via Concursos Especiais e via Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência - 10 a 12 de setembro de 2014 - a)
- Alunos com inscrição válida no ano letivo anterior - 15 a 19 de setembro de 2014
- Alunos com exame na Época Especial para obtenção do grau - 24 de setembro a 26 de setembro de 2014

a)Sujeito a alteração, de acordo com a publicação do calendário geral de acesso e com os prazos de divulgação dos resultados do concurso nacional.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Desenho de Representação CBS 5
S1 Design, Cultura e Sociedade CBS 5
S1 Projeto Interdisciplinar em Design I CE-D 10
S1 Tecnologias Informáticas de Apoio ao Design CCp 5
S1 Teorias do Design e da Comunicação CB 5
S2 Desenho de Figura CBS 5
S2 Estética e Cor CB 5
S2 Materiais e Processos Têxteis I CE-D 5
S2 O Sistema da Moda e o Mercado Global Têxtil CE-D 5
S2 Projeto Interdisciplinar em Design II CB; CE-D 10
Ano 2 60
S1 Design Têxtil - Tecidos e Malhas CE-D 5
S1 Introdução à Estatística CBS 5
S1 Materiais e Processos Têxteis II CE-D 5
S1 Projeto Interdisciplinar em Design III CB; CE-D 10
S1 Psicologia e Sociologia do Consumo e da Moda CBS 5
S2 Design de Vestuário I CE-D 5
S2 Design Têxtil - Estamparia CE-D 5
S2 Marketing de Moda CE-D 5
S2 Materiais e Processos Têxteis III CE-D 5
S2 Projeto Interdisciplinar em Design IV CE-D 10
Ano 3 60
A Projeto Interdisciplinar em Design V CBas; CE-D 15
S1 Design de Acessórios I CE-D 5
S1 Design de Vestuário II CE-D 5
S1 Materiais e Processos Têxteis IV CE-D 5
S1 Tendências de Moda e Semiótica CE-D 5
S2 Conforto CE-D 5
S2 Criação de Coleções CE-D 5
S2 Design de Acessórios II CE-D 5
S2 Gestão da Produção e de Projetos CE-D 5
S2 Opção UMinho 5
5 Tópicos de Física Fis 5
Análise de Dados com Software Estatístico: SPSS e R M 5
Educação, Cidadania e Direitos Humanos CSEd 5
Gestão de Ativos ENG 5
Gestão do Conhecimento e da Inovação G 5
Língua Estrangeira Nível 1 - Alemão LLC 5
Projeto Colaborativo e Integrado de Edifícios BIM ENG 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado preliminarmente
Data de publicação da decisão:
12-12-2011
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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