Nasceu no Porto e reside em Guimarães. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1981). Possui o Curso de Conservador de Museu (Lisboa, 1983). Doutorou-se em Idade Contemporânea no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2013), com o tema «A loiça preta em Portugal: estudo histórico, modos de fazer e de usar» (Braga, 2013).

Foi Conservadora do Museu de Olaria entre 1983 e 1995; diretora do Museu de Alberto Sampaio, entre 1999 e 2010; técnica-superior no Museu de Alberto Sampaio / Paço dos Duques, entre 2012 e 2014. Atualmente é Diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, da Direção Regional de Cultura do Norte.

Tem-se dedicado ao estudo da cerâmica portuguesa, procurando também dar o seu contributo para a reflexão sobre temáticas relacionadas com a gastronomia histórica, os Museus e o estudo e inventariação do património móvel. Tem escrito principalmente sobre cerâmica portuguesa, mas também sobre gastronomia histórica e algumas temáticas relacionadas com a museologia.
Integra o Lab2PT, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. Foi membro do Conselho de Curadores da Universidade do Minho.