Sandra Cristina Leitão Cerqueira é CEO da TUB - Transportes Urbanos de Braga, EM, desde novembro de 2017. Licenciada em Negócios Internacionais pela Universidade do Minho, concluiu os seus estudos na University of Central Arkansas, no âmbito do programa de intercâmbio EU-US.

Detém um MBA pela Porto Business School e uma pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade do Minho.

Ao longo da sua carreira profissional desempenhou funções na AICEP - Agência Portuguesa de Investimento e Comércio Externo, em empresas têxteis nacionais e no Gabinete de Internacionalização da AEP - Associação Empresarial de Portugal. Este último como responsável pela implantação, operacionalização e gestão de um showroom permanente para 16 empresas nacionais da Fileira Casa-Decoração, em Nova York, EUA.
 
Em 2007, integrou a ALERT Life Sciences Computing, uma empresa multinacional dedicada ao desenvolvimento de soluções de software clínico, onde foi responsável pelos diálogos competitivos da empresa e licitações internacionais, bem como apoiou o estabelecimento de parcerias de licenciamento dentro do Programa de Parceiros da empresa.

Adicionalmente, foi membro do Conselho de Administração da - BRAVAL, uma empresa multimunicipal de valorização e tratamento de resíduos da região Baixo Cávado.