Vítor Ribeiro é programador de Cinema na Casa das Artes de Famalicão, com destaque para o Close-up – Observatório de Cinema, desde Maio de 2016, onde também exerce as funções de apoio à restante programação.

Concluiu, em 2013, o mestrado em “Mediação Cultural e Literária, Área de Especialização em Estudos de Cinema e Literatura” com uma tese em  forma de guião cinematográfico, intitulada “Em Teu Ventre”, que cruzava ao sabor do tempo duas obras de Goethe - “As Afinidades Electivas” e “Werther”. Está atualmente a desenvolver, na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, a tese de doutoramento "Paisagens Cinemáticas para as Metáforas de J. G. Ballard".

Tem produzido trabalho na área da programação cinematográfica, com destaque para o projeto Cineclube de Joane, entidade financiada pelo Ministério da Cultura desde 2002, do qual é diretor e programador desde 1998. Tem também concretizado propostas de programação em parceria com outras estruturas.

É membro do Júri dos concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual desde 2016. Tem escrito regularmente sobre cinema em várias publicações, das quais destaca o Jornal Público e o site "À Pala de Walsh".

Licenciado em Engenharia Civil, atividade que exerceu entre 1997 e 2016, sendo de destacar: a gestão do Parque Escolar no Município de Famalicão (1999-2002), trabalho de projeto e fiscalização no âmbito do Programa Especial de Realojamento (2002-2008) e Gestão da Infraestrutura Pública de Drenagem de Águas Pluviais (2008-2016) no Município de Vila do Conde.