UM-Cidades

Portal UMinho > PT > Investigação > UM-Cidades

UM-Cidades

​​A Universidade do Minho (UMinho), através da sua plataforma UM-Cidades, pretende valorizar, transferir e aplicar conhecimento nos municípios e regiões, numa base de intercâmbio e valorização recíproca.

A sua ação tem visado colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios, dando visibilidade, reconhecendo e premiando as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade.

A UM-Cidades pretende promover, de forma continuada e aprofundada, a discussão da problemática das “Cidades e Territórios Inteligentes e Sustentáveis”, viabilizando, articulando e reforçando a cooperação científica das Unidades de Investigação da UMinho que colaboram nestas temáticas.

A UM-Cidades tem cria​do parcerias com entidades nacionais e internacionais. Está representada na direcção do Cluster Smart Cities Portugal e acompanha o desenvolvimento e ação do Quadrilátero e de outros projetos estratégicos.