Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Portal da Transparência




Portal UMinho > PT > Transparência

Portal da Transparência

Transparência - imagem de topo

A Universidade do Minho disponibiliza, a todos os interessados, diversos meios de participação e de comunicação com a Instituição. Estes meios visam essencialmente a promoção de uma cultura de transparência e de melhoria da qualidade dos serviços prestados, permitindo, ainda, à Universidade uma atuação preventiva perante situações marcadas por atuações ilícitas e/ou irregulares, tal como definidas no Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) instituído pelo Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, e no Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações (RGPDI) estabelecido pela Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, e demais legislação relevante.

No entanto, importa realçar diferenças significativas entre cada um dos meios de participação disponibilizados, uma vez que o propósito da sua existência e dos seus fins são, claramente, distintos e exigem procedimentos e níveis de tratamento diferenciado.

No sentido de esclarecer e evitar que, por desconhecimento ou falta de informação, se escolham meios menos adequados, procuramos agrupar as diferentes tipologias de canais de participação e comunicação em três grupos distintos e por ordem de complexidade.

Para mais informação sobre cada um dos grupos e canais de participação, selecione a opção pretendida.


Elogios, Sugestões e Reclamações

Canal de Elogios, Sugestões e Reclamações, no âmbito do SIGAQ-UM

Livro de Elogios, Sugestões e Reclamações da AP (Livro Amarelo)


Participações

Provedor Institucional

Provedor do Estudante

Encarregado de Proteção de Dados


Canal de Denúncias

Canal de Denúncias


Com o objetivo de concretizar uma das propostas constantes na Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024 (ENAC), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 37/2021, de 6 de abril, foi publicado o Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, que criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e estabeleceu o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

O RGPC estipula a obrigatoriedade de implementação de um programa de cumprimento normativo, que deve incluir, pelo menos, os seguintes instrumentos:


Como Responsável pelo Cumprimento Normativo, o qual garante e controla a aplicação do programa de cumprimento normativo, foi designado, por despacho reitoral, o Vice-Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Nuno Filipe Silva Fernandes Castro.

O Canal de Denúncias da UMinho é uma plataforma online para registo e tratamento de denúncias, criada e disponibilizada pela Universidade, através da qual é possível reportar factos ou situações irregulares, ilegais ou ilícitas, ocorridas dentro da instituição.

Trata-se de uma plataforma imparcial e independente que recebe e processa denúncias com sigilo e confidencialidade, segurança e rigor, desde a sua receção até à sua resolução.

Neste Canal podem ser efetuadas denúncias no âmbito das seguintes matérias:

+ Assédio (moral ou sexual)
+ Conflito de interesses
+ Corrupção e infrações conexas
+ Contratação Pública
+ Outras infrações previstas na Lei n.º 93/2021 (p. ex. branqueamento de capitais, criminalidade violenta altamente organizada)
+ Proteção da privacidade e dos dados pessoais









Contactos/Localização:

Responsável Cumprimento Normativo

Universidade do Minho,

Largo do Paço

Tel.: (+351) 253 601 094

Email: sec-nuno.castro@reitoria.uminho.pt


  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2026