​É Cofundador e Administrador do Grupo EDIT VALUE desde 2005, estando profissionalmente mais dedicado às áreas de gestão estratégica, marketing e inovação.

Nuno Pinto Bastos nasceu em 1977, viveu em Fafe até aos 17 anos e reside em Braga há cerca de 30. Casou em 2014. Foi pai do Francisco em 2021.

Durante o liceu dedicou-se ao jornalismo e à rádio, integrou a direção do Grupo Ecológico Natureza e deu corpo ao movimento “Todos pelo Cine-Teatro”, tendo sido galardoado por diversas vezes com prémios nas categorias “Revelação” e “Artes e Letras”.
No seu percurso académico, destacam-se as funções desempenhadas no Senado Universitário, na Assembleia de Universidade e no Conselho Cultural da Universidade do Minho. Ocupou o cargo de presidente-adjunto da Associação Académica da Universidade do Minho, de presidente do Centro de Estudos de Administração Pública da Universidade do Minho e foi membro do Conselho de Administração do semanário “Académico” e da “Rádio Universitária do Minho”. Em 2002/2003 realizou um intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus. Estagia na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga ainda em 2003. Entre 2004 e 2008 foi vice-presidente da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho.

Licenciou-se em Administração Pública (2004) pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e concluiu o mestrado em Marketing e Gestão Estratégica (2010) na mesma instituição. Tem trabalhos disponibilizados na plataforma ResearchGate, a maioria sobre competitividade territorial. Torna-se consultor nacional de Benchmarking do IAPMEI a partir de 2006.

Tem participado em diversas coletâneas de poesia e editou “Utopia dos Extremos” (1997) e “Instantes num Segundo” (2000) como títulos individuais. Foi também co-autor das obras: “O Espírito do Vento” (1991), “Festa da Poesia” (1994), “Antologia dos Jovens Poetas do Baixo Minho” (2000), “Tradições Académicas de Braga” (2001), “Casos de Desenvolvimento Regional” (2011) e “A Primavera” (2014). Em 2015, prefaciou o livro “Gestão de Recursos Humanos nas Pequenas e Médias Empresas - Contextos, Métodos e Aplicações”.

Gosta de viajar pelo mundo, de fotografia, de escrever e de ler. Por isso, é um dos autores do projeto “Fotografar Palavras”. Tem como hobbies o colecionismo de moedas e relógios antigos. Os temas do autoconhecimento e da liderança são uma paixão recente e um investimento que faz para promover o seu desenvolvimento pessoal.