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Plano de Igualdade de Género (IGUM)




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Plano de Igualdade de Género (IGUM)

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O primeiro Plano de Igualdade de Género da Universidade do Minho (IGUM) foi aprovado em dezembro de 2021 pelo Despacho Reitoral 96/2021. A proposta de plano foi elaborada por um grupo de trabalho representativo e multidisciplinar, constituído através do Despacho VRT-ECF 04/2021. 

Principais eixos de intervenção do IGUM

  • Igualdade de género no recrutamento e na progressão de carreira: as metodologias de recrutamento, seleção e avaliação refletem o princípio de igualdade de género inclusiva, a todos os níveis hierárquicos e contextos de atividade académica e de investigação;
  • Ações de formação e capacitação: maior consciencialização sobre a igualdade de género e viés inconsciente de género para todos os grupos-alvo;
  • Promoção de medidas destinadas a melhorar a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar;
  • Integração da dimensão de género na investigação e no ensino;
  • Diagnóstico status quo IG. Análise e reorganização dos procedimentos de recolha e divulgação de informação interna da UMinho, implementando processos de compilação, tratamento e análise de dados que preveem e facilitam a desagregação por género e informam liderança/decisão;
  • Política de comunicação que apoie a constituição de uma cultura comunicacional promotora da interseccionalidade, pugnando pela eliminação de todo o tipo de estereótipos e formas de assédio na academia;
  • Implementação de medidas contra a discriminação e violência baseadas no género e elaboração de protocolo de encaminhamento de queixas relacionadas com discriminação de género e assédio sexual.

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A dimensão de género não deve ser tratada de forma isolada ou circunscrita.  Os componentes transversais do IGUM salvaguardam a importância da transversalidade e da aplicação de uma "lente" de género em todas as áreas de atuação e tomada de decisão da Universidade.  

Reconhecem igualmente a interseccionalidade e o papel fulcral de uma Igualdade de Género Inclusiva, que valoriza a diversidade e compreende que as pessoas representam um mosaico de identidades, podendo pertencer simultaneamente a diferentes grupos. Cada pessoa possui múltiplas características que, individualmente ou em combinação, podem resultar em experiências únicas de discriminação e/ou privilégio.

A igualdade de género é uma questão vital que transcende todos os setores de uma instituição de ensino superior. As Universidades com o seu foco na elevada qualidade da investigação e ensino encontram-se particularmente bem posicionadas para estarem na vanguarda da evolução da igualdade de género.

Quando todos os membros da comunidade académica unem esforços, a igualdade, a diversidade e a inclusão são assumidas como uma responsabildade partilhada e abordadas de forma holística e integrada, permitindo uma mudança mais coesa e sustentável da cultura organizacional.



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