O
viés inconsciente de género ocorre quando fazemos julgamentos ou tomamos decisões com base em experiências anteriores, nossos próprios padrões de pensamento enraizados, suposições ou interpretações, e não estamos (cons)cientes de que estamos a fazer isso.
Os nossos vieses inconscientes afetam a nossa tomada de decisão, incluindo decisões sobre contratação. Os vieses podem até estar em desacordo com as nossas próprias perceções sobre nós mesmos e com os nossos valores conscientes. Como seres humanos, naturalmente avaliamos e julgamos os outros de forma rápida e inconsciente.

|
Do you have a gender bias? I BBC Three (Tem algum viés de género?) Duração: 1min02
Um pai e uma criança estão envolvidos num grave acidente de carro. O pai morre no local e a criança é levada de urgência para o hospital. Quando chega à sala de operações, o cirurgião olha para a criança e diz: "Não posso operar esta criança, é meu filho". Como esta afirmação pode ser verdadeira?
Assista ao vídeo e reflita sobre como o viés inconsciente opera.
|
Há um conjunto inegável de evidências científicas que demonstram que vieses em relação às mulheres estão presentes nos processos de recrutamento e seleção desde o início da carreira.
O enviesamento pode “infiltrar-se” na publicitação e disseminação das posições, na composição e nos métodos de trabalho dos comités de seleção e na própria linguagem das avaliações.
|
Vídeo I Duração: 2min59 I (2015)
Este vídeo animado da "The Royal Society", Reino Unido, permitirá uma melhor compreensão do viés inconsciente, no contexto específico dos processos de recrutamento e seleção. I + info
|

|
Não devemos ceder à tentação de preencher os “espaços em branco” de forma automática. A parte inconsciente do nosso cérebro é um mecanismo de processamento valioso, mas há risco se permitirmos que ela interfira nas tomadas de decisão ou julgamentos complexos. A ironia é que o preconceito e a discriminação, neste contexto, são inevitavelmente produtos da eficiência da cognição humana.
Todos e todas temos vieses – padrões e suposições fixadas no nosso cérebro, baseados em experiências acumuladas do mundo à nossa volta, que nos ajudam a padronizar e simplificar a realidade.
É importante que estejamos
conscientes dos vieses potenciais, baseados, por exemplo, nas dimensões de género, idade, etnia, cultura, nacionalidade, orientação sexual e afetiva, diversidade funcional e aparência física, e
adotemos estratégias para minimiza-los e geri-los da melhor forma.
Através de uma
maior autoconsciência, de aprendizagens contínuas e da
expansão da nossa zona de conforto podemos aumentar a nossa
literacia sobre viés, tornando-nos mais capazes de
reconhecer os próprios preconceitos e, em seguida, de tomar medidas para estabelecer novas expectativas para nós mesmos/as e para a organização a que pertencemos.
Os vieses causam impacto nos nossos relacionamentos, nas nossas interações e nos processos em que estamos envolvidos, influenciando tomadas de decisão simples e complexas.
Para reflexão
|
-
Em quem nos focamos mais? Quem encorajamos? Para quem arranjamos tempo?
- Quem ouvimos de forma mais atenta (ou não)? Em qual desempenho prestamos mais atenção (ou não)?
- Ao lado de quem sentamos em reuniões/eventos/sala de aula?
- Como a nossa linguagem corporal comunica interesse/atenção (ou não)?
- A quem confiamos as oportunidades?
- Qual a margem que damos às pessoas quando cometem erros?
- A quem damos
feedback positivo ou negativo?
- Como desempenhamos/reagimos quando estamos sob pressão?...
|
+ IMPLICIT Association Test (IAT)
O
Teste de Associação Implícita (IAT) mede atitudes e crenças que as pessoas podem não querer ou não ser capazes de revelar.
Para descobrir os seus vieses inconscientes/implícitos (relacionados por exemplo com raça/etnia, género, orientação sexual, diversidade funcional ou idadismo, entre outros), desafiamo-la/lo a fazer este teste online gratuito, Projeto IMPLICIT, Harvard University
Implicit Association Test (IAT).
"If an attitude affects your behavior, it is part of you.
Implicit and explicit attitudes affect behavior in different circumstances, so they are both you. "
"Blindspot: Hidden Biases of Good People", Banaji, M.R. & Greenwald, A.G (2013)
(Tradução: Se uma atitude influencia o teu comportamento, ela faz parte de ti. As atitudes implícitas e explícitas afetam o comportamento em circunstâncias diferentes, por isso ambas fazem parte de ti.)
+ Alguns dos Principais Vieses no Processo Seletivo
É importante estarmos alertas para os riscos associados aos vieses. Alguns dos principais vieses no processo seletivo são apresentados a seguir:
Efeito de Primazia ou Recência
| Refere-se à tendência de dar mais peso às primeiras impressões ou informações apresentadas no início ou às informações mais recentes, como as obtidas no final da avaliação .
|
Primeiras Impressões
| Formação de julgamentos rápidos sobre a pessoa candidata com base em fatores superficiais, como aparência, postura ou tom de voz, que podem influenciar todo o processo de avaliação, mesmo que essas primeiras impressões não sejam relevantes para o desempenho na função.
|
Princípio/Viés da Semelhança
| Tendência a preferir candidatos/as que partilham características, experiências ou interesses semelhantes aos da pessoa que avalia. Este viés pode limitar a diversidade ao favorecer perfis familiares em vez de avaliar objetivamente a adequação ao cargo.
|
Tendência à Tolerância ou Rigor
| Refere-se à inclinação do/a avaliador/a para ser excessivamente indulgente ou, pelo contrário, demasiado rigoroso/a ao avaliar as pessoas candidatas.
|
Viés de Afinidade
| Semelhante ao Princípio da Semelhança, ocorre quando quem avalia dá preferência a candidatos/as com os/as quais sente uma ligação pessoal ou emocional, ignorando critérios objetivos.
|
Viés de Confirmação
| Procura inconsciente por informações que confirmem as crenças ou expectativas iniciais do/a avaliador/a, ignorando ou desvalorizando evidências que possam contradizê-las. Este viés pode reforçar preconceitos já existentes.
|
Viés de Conformidade
| Influência exercida pelas opiniões de outros membros do painel de avaliação, levando o/a avaliador/a a alinhar-se com o grupo, mesmo que discorde inicialmente. Este viés reduz a diversidade de perspetivas na tomada de decisão.
|
Estar consciente destes riscos é o primeiro passo para mitigá-los, promovendo processos seletivos mais justos e objetivos. Adotar ferramentas estruturadas, critérios claros e formações sobre viés inconsciente são medidas eficazes para minimizar o impacto destes vieses.