Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Conciliação Vida Profissional, Familiar e Pessoal




Conciliação Vida Profissional, Familiar e Pessoal

WLB_1_cortada.jpg

O segredo da felicidade no trabalho está contido em uma palavra: equilíbrio
Alexandre Dumas

Um dos componentes-chave para a transformação da cultura de uma organização que pretende promover a igualdade de género é o equilíbrio entre a vida profissional e as outras dimensões da vida. 

A conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é um princípio essencial na promoção de uma academia inclusiva, e representa um desafio permanente tanto para a Universidade como para todos os seus trabalhadores e trabalhadoras. Tem havido uma tomada de consciência crescente por parte das organizações, relativamente ao valor da definição de políticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, que deverá levar à prática de programas de ação que permitam atingir esse fim. Segundo o Instituto Europeu de Igualdade de Género (EIGE), a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal deixou de ser apenas um objetivo individual, apresentando-se também como uma questão política. 

alvo.jpgQuais as Vantagens?
  1. Contribuir para a mudança da cultura organizacional das instituições; 
  2. Identificar e gerir as necessidades de conciliação dos trabalhadores/as na organização, resultando em pessoas mais felizes e produtivas; 
  3. Reduzir os conflitos de articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal; 
  4. Criar um clima de bem-estar na organização; 
  5. Melhorar a atuação, a reputação e a capacidade de retenção e atração da organização, demonstrando de forma transparente os seus valores e princípios e tornando as políticas de conciliação mais explícitas.


As práticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal devem promover um ambiente de trabalho positivo e propício, onde todas as pessoas, independentemente do género, podem prosperar nos seus empregos/contexto profissional, usufruir de oportunidades iguais para desenvolver as suas carreiras e ter vidas plenas e gratificantes. 

Algumas das ações promovidas pela Universidade do Minho são apresentadas a seguir, agrupadas em três dimensões principais: 
+ Boas Práticas Laborais
+ Serviços e Benefícios
+ Apoio Profissional e Desenvolvimento Pessoal


São vários e complexos os desafios individuais, familiares e organizacionais da conciliação entre a vida profissional,  pessoal e familiar.  

A nível mais macro,  apesar de, em Portugal, as taxas de emprego serem semelhantes para homens e mulheres, o trabalho não remunerado (tarefas domésticas e de cuidado com descendentes e ascendentes) ainda é assegurado quase exclusivamente por elas.  Persiste o padrão masculino de reduzida alocação de tempo destinado ao trabalho doméstico e do homem como executante secundário da produção doméstica (Boletim Estatistico Igualdade de Género em Portugal, 2024).


Igualdade de Género em Portugal I Indicadores Chave 2024



We’re never going to have gender equality until we also have couple equity
Claudia Goldin, Professora de Economia e Prémio Nobel Economia 2023

(Tradução: Nunca teremos igualdade de género enquanto não tivermos também equidade entre casais)





  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025