A Figura ao lado apresenta a Diferença Salarial entre homens e mulheres dos países da União Europeia (dados referentes a 2021).
Na UE, as mulheres recebem, em média, menos 12,7% por hora do que os homens.
A disparidade salarial entre homens e mulheres varia muito nos vários países da UE, tendo sido maior em 2021 para os seguintes países: Estónia (20,5%), Áustria (18,8%), Alemanha (17,6%), Hungria (17,3%) e Eslováquia (16,6%). O Luxemburgo acabou com a disparidade salarial.
Os países que registaram os níveis mais baixos de disparidade salarial em 2021 foram: Roménia (3,6%), Eslovénia (3,8%), Polónia (4,5%), Itália (5,0%) e Bélgica (5,0%). Portugal encontra-se acima da média da UE, com 11,9%.
De notar que a interpretação dos números não é tão simples, uma vez que uma menor disparidade salarial entre homens e mulheres em certos países não significa necessariamente que o mercado de trabalho nesse país seja mais igualitário em termos de género.
Podem verificar-se menores disparidades salariais entre homens e mulheres em países com uma taxa de emprego mais baixa, onde a maioria das mulheres com maior potencial de remuneração (por exemplo, com um nível de instrução mais elevado) entra no mercado de trabalho.
|
|