Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Diferença Salarial




Diferença Salarial

Diferença salarial 01.png 
Apesar do princípio da igualdade de remuneração por trabalho igual ter sido introduzido no Tratado de Roma, em 1957, persistem ainda disparidades salariais entre homens e mulheres, com apenas algumas melhorias marginais alcançadas nos últimos anos. Combater as disparidades salariais entre homens e mulheres e as suas causas principais é um dos principais objetivos da Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025 da União Europeia (UE).

O princípio legal de “salário igual para trabalho igual ou de igual valor” visa assegurar que homens e mulheres recebam remuneração igual para o mesmo trabalho ou trabalho semelhante, mas também quando executam um trabalho de conteúdo diferente, mas de igual valor. Este último é geralmente determinado com base em critérios objetivos, tais como competências, qualificações, responsabilidades, esforços e condições de trabalho.

Gender Pay Gap (GPG), Diferença Salarial entre Homens e Mulheres, refere-se, assim, à disparidade média nos salários entre homens e mulheres em um determinado contexto, seja em uma empresa específica, setor de atividade, ou a nível nacional. Essa diferença salarial é uma medida que destaca a discrepância média entre os ganhos de homens e mulheres, expressa como a diferença percentual entre os salários médios de ambos os grupos.

Como calcular o Gender Pay Gap (GPG)?
​O GPG (indicador simples, não ponderado) é geralmente calculado da seguinte forma:

GPG.png

Por exemplo, se os ganhos médios mensais das mulheres representam 80 por cento dos ganhos médios mensais dos homens, então a diferença salarial é de 20 pontos percentuais, em desfavor das mulheres.
+ GPG Ajustado
+ Remuneração Base vs Remuneração Ganho

+ Alguns Dados UE I Portugal I UMinho
+ Quais as razões para as disparidades salariais entre homens e mulheres?
+Coligação EPIC








  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025