Miguel Sopas de Melo Bandeira é natural do Porto tendo vindo para Braga em 1962.
É professor associado com agregação no departamento de estudos integrados de literacia, didática e supervisão, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Licenciado em geografia pela Universidade do Porto (1982), concluiu o mestrado na Universidade de Coimbra (1993) e doutoramento em geografia humana (2002), com agregação pela Universidade do Minho, em 2015.
Em 1989 iniciou a carreira como assistente estagiário, trabalhando na formação de professores do ensino secundário, educadores de infância e professores do 1º ciclo. Foi professor no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, do qual foi seu Presidente (2011-2013) e Vice-Presidente (2003-2010). Participou no processo de criação do curso de arquitetura da Universidade do Minho, onde lecionou até 2021, tendo feito parte do seu primeiro conselho científico, participando ainda na fundação do curso de geografia e planeamento.
Lecionou em diversos cursos de graduação e pós-graduação, integrando orientações e júris de mestrado e doutoramento em diversas universidades, em áreas tão distintas como: urbanismo, arquitetura, história, geografia, sociologia, ciências da comunicação, planeamento e ordenamento, património cultural, estudos culturais, engenharia, ciências do ambiente e da educação; formação de professores, cartografia e história de arte. Sendo autor e conferencista, para o qual é frequente convidado, tem sido prefaciador, tem apresentado diversos livros e é solicitado para participar em múltiplos debates e eventos públicos.
É o Presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho, sendo membro do Centro de Estudos Lusíadas e do Senado Académico da UMinho.
Foi eleito para diversos cargos representativos da UMinho como é exemplo o de Representante dos Professores na Assembleia Estatutária da Universidade do Minho. Participou em diversos protocolos de pós-graduação da UMinho na formação de Professores em Moçambique, Timor e Angola. É perito da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, onde se destaca a participação em painéis de avaliação em cursos da Universidade de Lisboa.
Foi membro da Direção da Comissão da Nacional de Geografia; integrou a primeira Direção Nacional da Associação de Professores de Geografia, de que foi membro fundador e o primeiro representante na Região Norte do País; fundador do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) – Universidades de Coimbra, Porto e Minho - onde integrou a linha de investigação "Cidades, Competitividade e Bem-Estar" e o grupo - P3DT - Políticas Públicas, Planeamento e Ordenamento do Território. É ainda investigador colaborador do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS-UMinho), desde 2006.
Foi Secretário-Geral da Fundação CEER-Centro de Estudos Euroregionais Norte de Portugal/Galiza (CEER), instituição galega de interesse público.
Na vida cívica exerceu os cargos públicos de Vereador da Câmara Municipal de Braga (2013-2021), com os Pelouros executivos do: património, planeamento e ordenamento, urbanismo, regeneração urbana, mobilidade e relação com as universidades. Foi Vice-Presidente do Conselho Estratégico para a Regeneração Patrimonial e Urbana do município de Braga (2019-2021). É atualmente membro do Conselho Municipal de Habitação de Braga, tendo exercido ainda cargos nos corpos sociais e na administração de diversas Empresas Municipais (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Theatro Circo, BragaHabit – Habitação Social, e Transportes Urbanos de Braga, tendo sido Presidente do Conselho de Administração nestas duas últimas empresas). Foi Presidente da Autoridade Municipal de Transportes, Vice-Presidente do Conselho Estratégico para a Regeneração Patrimonial e Urbana, e Assembleia Geral da associação de fins específicos – "Quadrilátero Urbano". Representou Braga em diversos projetos da Associação de Cidades do Noroeste Peninsular – Eixo Atlântico, onde hoje está acreditado como especialista.
Em representação do Município de Braga foi membro da Direção da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, tendo merecido um louvor nesta função e foi ainda fundador da Associação de Municípios do Portugal Romano. Integrou dois programas europeus da rede URBACT: CityMobilNet (2016-2018) e UrbanRegenerationMix (2018-2021) e participou na constituição da Rede das Cidades Romanas do Atlântico-ATLANTIACA . Foi ainda Presidente da Associação "Roman Routes Heritage in Europe - Cooperation Network (Iteromanum)", tendo passado a integrar o Conselho Científico.
É associado da ASPA - Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural (Braga), tendo sido seu presidente e dirigente (1991-2013). É atualmente Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta, constituída pela CMBraga, UMinho, Univ. Católica e Cabido da Sé Primacial, desde 2019, sendo Vice-presidente do Conselho de Curadores (2013-2019).
Colabora habitualmente nos órgãos de comunicação social, designadamente, Jornal de Notícias, onde foi colaborador (2003/2004), Público (2002), Diário do Minho (1994/2017) e na Rádio Universitária do Minho, onde participou em programas regulares e teve uma crónica semanal (2008/2013).
No âmbito da sua formação e desenvolvimento pessoal releva-se o facto de ter estudado nos Liceus Sá de Miranda (Braga) e António Nobre (Porto), tendo sido professor do Ensino Secundário, entre 1982 e 1988 no Porto, Vª Nª de Gaia e Braga. Prestou Serviço Militar Obrigatório, no Exército, nas Armas de Engenharia Militar e Infantaria, como oficial miliciano.
Foi fundador e primeiro Chefe da Secção de Water-Polo (Pólo Aquático), do Centro Desportivo Universitário do Porto – CDUP e foi Presidente do Teatro Universitário do Porto.