Nasceu em Coimbra, em 1969, e é actualmente professora associada da Escola de Direito da Universidade do Minho.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi já na Universidade do Minho que concluiu as suas provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, em 2000, e de Doutoramento, em 2009.

Ingressou na Universidade do Minho como assistente estagiária, em 1996, desempenhando funções docentes na secção de Ciências Jurídicas Gerais do então Departamento Autónomo de Direito. Em 2017 ascendeu à categoria de Professora Associada da Escola de Direito, afecta ao respectivo Departamento de Ciências Jurídicas Gerais.

Desenvolve as suas actividades de ensino nas áreas da Metodologia, História e Filosofia do Direito, leccionando nos cursos de licenciatura em Direito e em Criminologia, de mestrado em Direito Judiciário e Direito e Informática, e no curso de doutoramento em Ciências Jurídicas. Integra igualmente o corpo docente que leciona o mestrado em Ciências Jurídicas na Universidade Jean Piaget, em Angola O seu trabalho de investigação tem-se desenvolvido maioritariamente nessas mesmas áreas, com particular incidência nos domínios da linguagem e hermenêutica jurídicas e no campo das relações entre Direito e Literatura.  Como publicações mais relevantes, destacam-se A prática judiciária entre Direito e Literatura, Para uma teoria hermenêutica da justiça: repercussões jusliterárias no eixo problemático das fontes e da interpretação jurídicas, História do Direito (em co-autoria), “Direito, Literatura e Género: o «feminismo por irritação» de Saramago em «Um quarto só para si» de Virginia Woolf”, ou “Direito, método e ideologia: lições da História do Direito nacional-socialista”.

Entre 2010 e 2016 desempenhou as funções de Directora do Departamento de Ciências Jurídicas Gerais, tendo sido novamente eleita para o cargo em 2021. É membro eleito do Conselho de Escola e do Conselho Científico da Escola de Direito. É directora da Revista de Direito Comparado Scientia Ivridica desde 2017. Membro integrado do Centro de Investigação para a Justiça e a Governação, da Escola de Direito da Universidade do Minho, é também membro da norte-americana Association for the Study of Law, Culture and the Humanities e da Rede Brasileira de Direito e Literatura.
 No âmbito das relações com a comunidade, integrou em 2020 o grupo de trabalho do Centro de Investigação JusGov que, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança, elaborou e publicou o Relatório Ética & Direito.