Projetos
A dinamização e participação em projetos que abordem, direta ou indiretamente, temas relevantes na área da igualdade de género são instrumentais para o processo contínuo de promoção de uma cultura organizacional que valoriza a igualdade de género, tanto no contexto interno como na sociedade em geral.
Estes projetos desempenham um papel crucial ao contribuir para uma maior visibilização das desigualdades e desafios existentes. Além disso, permitem:
- Transversalização da igualdade de género nas várias áreas de atuação;
- Capacitação de pessoas e equipas, promovendo uma maior sensibilização e competências nesta temática;
- Ampliação e aprofundamento do conhecimento da Universidade do Minho, em geral, ou de áreas específicas, com particular enfoque na identificação de diagnósticos e contextos concretos;
- Criação e partilha de recursos, que funcionam como ferramentas práticas para suporte e desenvolvimento;
- Impulsionamento e fortalecimento de políticas e práticas internas, promovendo inovação, inclusão e sustentabilidade;
- Impacto societal, através de contributos que ultrapassam o âmbito institucional, beneficiando a comunidade em geral.
De seguida, apresentam-se alguns desses projetos:
+ ARQUS I Aliança Europeia
ARQUS I Aliança Europeia ARQUS Inclusion & Diversity Hub (WG10) |
Duração
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2022-2026
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Programa Financiador
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Programa ERASMUS+ I Iniciativa Alianças de Universidades Europeias
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Entidade Coordenadora
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Universidade de Granada, Espanha
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Coordenação UMinho
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Coordenação Institucional ARQUS: Manuel João Costa I Pró-Reitor para Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica Coordenação participação UMinho WG10: Adriana Lago de Carvalho I CIGUM
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Descrição Sumária

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Criada em 2019 com o objetivo de promover a colaboração e a inovação no ensino superior, a Aliança Europeia Arqus, da qual a UMinho faz parte desde 11 de janeiro de 2022, reúne as universidades de Granada, Graz, Leipzig, Lyon 1, Maynooth, Minho, Pádua, Vilnius e Wroclaw.
A Arqus aspira aproveitar a sólida experiência das universidades parceiras, a fim de alcançar um elevado nível de integração nas políticas e planos de ação de todos os seus membros.
Objetivos:
- Reforçar a educação de cidadãos europeus e globais, promovendo o seu envolvimento crítico e capaz de contribuir para uma Europa multicultural, multilingue, inclusiva e aberta ao mundo;
- Aumentar e melhorar a capacidade de investigação conjunta das universidades parceiras;
- Responder melhor aos grandes desafios societais do século XXI na Europa e não só;
- Promover a mobilidade de estudantes e pessoal entre as universidades membros;
- Desenvolver novos programas e ciclos de estudo conjuntos que ofereçam oportunidades de aprendizagem internacional para estudantes;
- Partilhar boas práticas de inovação em ensino e serviços.
A Aliança Arqus constitui um laboratório de transformação institucional a partir do qual se avança na conceção, teste e implementação de modelos inovadores de cooperação interuniversitária.
A igualdade, a diversidade e a inclusão (EDI) têm sido uma prioridade para a Arqus desde a sua génese, estando consagradas na sua Declaração de Missão como uma das suas características distintivas. O WG10 “Inclusion & Diversity Hub” materializa esta importância crescente, apresentando-se como um grupo de trabalho transversal facilitador, com vista à promoção e à prática integrada da EDI.
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ARQUS I ARQUS Inclusion & Diversity Hub
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+ CHECKIT HE I Countering Hate and Extremism on Campus – Knowledge Innovation and Training in Higher Education
CHECKIT HE I Countering Hate and Extremism on Campus – Knowledge Innovation and Training in Higher Education
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Duração
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2020-2023
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Programa Financiador
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Programa ERASMUS+ (KA203)
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Entidade Coordenadora
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University of Birmingham, Reino Unido
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Coordenação UMinho
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Emília Araújo e Helena Machado I Instituto de Ciências Sociais
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Descrição Sumária

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O CHECKIT HE visa melhorar a resposta do ensino superior ao ódio e ao extremismo nos campi das instituições de ensino superior (IES), através da capacitação, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências. O projeto reúne iniciativas e práticas inovadoras nesta área, com foco particular na religião e crenças, raça e etnia, género e diversidade funcional. O CHECKIT HE apoiará o pessoal docente do ensino superior, pessoal trabalhador das IES, responsáveis políticos e associações de estudantes, como principais grupos-alvo, para promover a inclusão, desafiar o ódio e o extremismo, tornando os campi mais seguros e acolhedores para todas as pessoas.
O projeto aborda diretamente as práticas/comportamentos de ódio e o extremismo através do desenvolvimento de recursos educativos de acesso aberto. A comunidade académica deve ser capaz de compreender, identificar, verificar, desafiar e agir contra o ódio, o extremismo e a discriminação, e é para apoiar estas ações que os recursos, resultados e impacto do projeto CHECKIT HE foram concebidos.
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CHECKIT HE I Toolkit
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DINAGEM I Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português - Acesso, Género e Mobilidade
DINAGEM I Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português - Acesso, Género e Mobilidade
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Duração
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2021-2024
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Programa Financiador
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Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
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Entidade Coordenadora
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CIPES I Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior |
Coordenação UMinho
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Carla Sá I Escola de Economia e Gestão I NIPE I CIPES
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Descrição Sumária

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As últimas décadas foram caracterizadas por uma grande expansão do acesso ao ensino superior (ES). Um dos desenvolvimentos mais importantes associados à massificação do ES foi uma tendência para desregular o sistema, alinhando-o pela interacção entre as forças de mercado. Todavia, esta tendência suscita preocupações devido aos riscos de estratificação e de desigualdades no ES. Há várias dimensões através das quais o ES pode reproduzir ou amplificar as desigualdades. Uma dessas fontes é através de estratificação institucional. Em muitos sistemas de ES a questão não é apenas o acesso à formação superior, mas também o tipo e a área de formação, a região ou a instituição. Estes aspectos são particularmente relevantes, dado que os benefícios em termos de emprego e rendimento podem ser muito diferenciados consoante a formação. Uma segunda dimensão importante na desigualdade prende-se com a forma como o sistema de ES amplifica desigualdades socioeconómicas. Devido à forte concorrência no acesso a certas formações, as famílias procuram mobilizar recursos e adotam estratégias que beneficiem seus filhos e filhas. Além isso, tem havido algum debate acerca das competências valorizadas através dos sistemas de acesso e em que medida estas são ajustadas aos percursos de formação no ES. Uma terceira dimensão na desigualdade tem a ver com as oportunidades de acordo com o género. Ainda que a participação das mulheres no ES tenha aumentado, persistem diferenças, nomeadamente nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemáticas (CTEM). Ainda que as mulheres sejam mais qualificadas, nem sempre isso se reflete igualmente no acesso a empregos mais qualificados e mais bem remunerados. Uma quarta e última dimensão a ter em conta tem a ver com a crescente desigualdade no número de anos de formação superior, nomeadamente as diferenças entre aqueles que têm apenas uma formação inicial e os que prosseguem para estudos pós-graduados, associados a claras vantagens económicas. Neste projecto procuramos estudar diferentes dimensões de desigualdade no ES de massas, centrando-nos no caso português. Um dos aspectos cruciais constitui em que medida o sistema de acesso tende a reproduzir e amplificar as desigualdades.
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DINAGEM I e-book
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EQUAL-IST I Gender Equality Plans for Information Sciences and Technology Research Institutions
EQUAL-IST I Gender Equality Plans for Information Sciences and Technology Research Institutions
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Duração
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2016-2019
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Programa Financiador
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Programa Horizonte 2020 I SWAFS (Science With and For Society)
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Entidade Coordenadora
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ViLabs, Thessaloniki, Grécia
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Coordenação UMinho
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Isabel Ramos, Departamento de Sistemas de Informação I Escola de Engenharia
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Descrição Sumária

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O projeto EQUAL-IST: Gender Equality Plans for Information Sciences and Technology Research Institutions surge no âmbito de uma rede europeia, a ERCIS – European Research Centre for Information Systems e tem como objetivo identificar e introduzir um conjunto de boas práticas de igualdade de género junto da comunidade académica. Perceber o que leva os dois géneros – masculino e feminino – a optar pela área da tecnologia e como é que eles evoluem nesta área, tanto a nível académico como a nível profissional, foi a preocupação inicial dos investigadores.
O projeto tem como propósito principal abordar os objetivos do Espaço Europeu da Investigação (ERA – European Research Area) no que concerne à igualdade de género, através do apoio a centros de investigação de vários países no desenvolvimento de Planos de Igualdade de Género (Gender Equality Plans - GEPs). O EQUAL-IST combina atividades de integração do género em três níveis principais: práticas de recursos humanos e processos de gestão; serviços académicos e comunicação institucional; conceção e implementação de investigação.
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EQUAL-IST
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Include HER I Empowering Female Migrants for Digital Competencies
Include HER I Empowering Female Migrants for Digital Competencies
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Duração
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2020-2022
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Programa Financiador
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Programa ERASMUS+ (KA203)
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Entidade Coordenadora
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Johannes Gutenberg-University, Alemanha
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Coordenação UMinho
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Manuel João Costa I Pró-Reitor para Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica
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Descrição Sumária

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O Include HER pretende melhorar a oferta de educação digital para mulheres com histórico de migração e ajudar a implementar essa abordagem inovadora nas instituições de ensino superior. Tem como objetivo corrigir o desequilíbrio de género no contexto digital promovendo o desenvolvimento de um curso online de acesso aberto para mulheres migrantes e a criação de uma nova rede de cooperação para os parceiros do projeto.
O projeto irá trabalhar diretamente no combate às desigualdades existentes em matérias de género no que concerne à motivação e envolvimento das mulheres migrantes com as tecnologias digitais, promovendo uma capacitação das instituições de ensino superior, ao nível dos seus recursos, com o objetivo de corrigir o desequilíbrio de género na esfera digital, capacitando as mulheres migrantes a atingir níveis mais elevados de competências digitais.
Entre os temas abordados, estão a literacia digital, a resolução de problemas de segurança na internet, colaboração e comunicação e produção de conteúdos. O curso, disponível em várias línguas, não exige recursos humanos, nem acompanhamento. É dirigido a comunidades migrantes, no entanto, os recursos estão disponíveis para qualquer pessoa que pretenda desenvolver as suas competências digitais ou, ainda, a formadores/as.
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Include HER
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IntersectVAW&DV I Exploring Intersectionality of Violence Against Women and Domestic Violence
IntersectVAW&DV I Exploring Intersectionality of Violence Against Women and Domestic Violence: Needs, Impact and Services Effectiveness (SR21-00215)
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Duração
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2021-2023
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Programa Financiador
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Observatório Social da Fundação ”la Caixa”
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Entidade Coordenadora
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Universidade do Minho
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Coordenação UMinho
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Mariana Gonçalves I CIPsi I Escola de Psicologia
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Descrição Sumária

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Objetivo: Estudar a diversidade dentro dos grupos sociais e identificar a complexidade das experiências das vítimas, ou seja, explorar os efeitos interativos de género, etnia, classe, estatuto de imigrante e outras características (localização social das vítimas) na violência contra as mulheres e violência doméstica; analisar as competências profissionais, serviços de apoio culturalmente informados e concordantes com o trauma e abordagens (análise crítica das instituições).
Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento e integração de indicadores de categorias interseccionais na recolha de dados sobre VAWDV em Portugal; informar a necessidade já reconhecida de rever as ferramentas de avaliação de riscos; e contribuir para práticas mais inclusivas e ajustadas no sistema de proteção de vítimas português.
Tradicionalmente, o estudo da VAWDV baseia-se em abordagens individualizadas e dicotomizadas (por exemplo, baseadas no género) que falham em reconhecer as dinâmicas de poder e as desigualdades estruturais. A originalidade/valor deste projeto é adotar uma perspetiva mais abrangente e integradora, capaz de considerar o papel dos processos estruturais, sociais e institucionais para explicar a vitimização, o impacto e abordar as práticas profissionais.
O projeto, que envolveu entrevistas a 715 pessoas com uma história de vitimação, incorporou um estudo sobre os profissionais que trabalham no apoio a vítimas de violência doméstica e trauma. Um questionário online foi enviado a todas as instituições da rede nacional tutelada pela Comissão para Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e, por essa via, a equipa obteve a amostra significativa que envolveu 503 profissionais.
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https://cipsi.uminho.pt/projetos/intersectvawdv-exploring-intersectionality-violence-against-women-and-domestic-violence
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NetLang I Online Hate Speech
NetLang I The Language of Cyberbullying: Forms and Mechanisms of Online Prejudice and Discrimination in Annotated Comparable Corpora of Portuguese and English
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Duração
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2018-2022
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Programa Financiador
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Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
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Entidade Coordenadora
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Universidade do Minho
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Coordenação UMinho
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Isabel Ermida I Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
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Descrição Sumária

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A equipa multidisciplinar e internacional do projeto NetLang (versão abreviada de "InterNET LANGuage") pretende recolher, descodificar e analisar o hate speech utilizado nas redes sociais. As estratégias e formas linguísticas de quem promove o preconceito, o ódio e a segregação em contexto online serão estudadas. O projeto tem como objetivo identificar, compilar e analisar a linguagem discriminatória que é cada vez mais presente no mundo digital.
Após o levantamento do corpus bilingue, que será o objeto de análise, o Netlang vai tentar perceber a forma e os mecanismos que a linguagem que promove a discriminação assume no universo online, ao mesmo tempo que vai, através da análise dos discursos recolhidos, tentar identificar variáveis sobre os interlocutores envolvidos.
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NetLang
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SEXTRESS I A influência do sexo e do género na resposta ao stress: ultrapassar o paradigma binário para melhorar os cuidados de saúde personalizados
SEXTRESS I A influência do sexo e do género na resposta ao stress: ultrapassar o paradigma binário para melhorar os cuidados de saúde personalizados (EXPL/PSI-GER/1030/2021)
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Duração |
2022-2023
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Programa Financiador
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Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
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Entidade Coordenadora
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Universidade do Minho
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Coordenação UMinho
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Pedro Morgado, Investigador Principal I Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), Escola de Medicina Maria Picó-Pérez, Líder Projeto I Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), Escola de Medicina
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Descrição Sumária

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A exclusão de mulheres de estudos de investigação foi uma questão crítica que prejudicou a sua saúde e o avanço da ciência e da medicina. Para corrigir esta situação, as agências de financiamento começaram a exigir a inclusão de mulheres e a consideração do sexo como uma variável biológica, o que, apesar de necessário, também levou a um foco excessivo na procura de diferenças de sexo dentro de um enquadramento binário rígido. Além disso, quando estes resultados não são adequadamente comunicados ao público em geral, podem levar a interpretações essencialistas de diferenças inatas entre homens e mulheres e servir para perpetuar estereótipos sexistas.
Neste projeto, pretendemos recrutar 140 controlos saudáveis e explorar variáveis relacionadas com o sexo que possam ser mais úteis para a investigação do que a abordagem binária atual das diferenças de sexo; analisar a sua associação com o stress dos participantes e medidas de neuroimagem; e explorar o impacto de uma tarefa de ameaça de estereótipos de género em ressonância magnética funcional (fMRI) na dinâmica das redes em estado de repouso e no stress.
Com este projeto, esperamos (1) avançar na investigação sobre stress relacionado com o sexo, indo além do enquadramento binário; (2) desenvolver diretrizes e instrumentos específicos para um estudo mais apropriado das variáveis relacionadas com o sexo; e (3) melhorar os cuidados de saúde personalizados, identificando fatores de risco mais específicos para condições de saúde mental e implementando estratégias de prevenção para mitigar o efeito das variáveis relacionadas com o sexo que são dependentes do contexto e, por isso, suscetíveis de mudança.
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https://icvs.uminho.pt/project/influence-of-sex-and-gender-on-the-stress-response-going-beyond-the-binary-framework-for-improving-personalized-healthcare/
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Violência contra Mulheres e Raparigas Imigrantes durante a Pandemia : Uma abordagem interseccional sobre as necessidades, impacto e respostas
Violência contra Mulheres e Raparigas Imigrantes durante a Pandemia : Uma abordagem interseccional sobre as necessidades, impacto e respostas
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Duração
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2021-2023
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Programa Financiador
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FAMI - Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração
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Entidade Coordenadora
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Universidade do Minho
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Coordenação UMinho
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Mariana Gonçalves I CIPsi I Escola de Psicologia
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Descrição Sumária

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A Pandemia Covid-19 resultou num conjunto de exigências que foram muito além da crise sanitária e de saúde. Os confinamentos decretados nos períodos de emergência fizeram emergir e/ou exacerbaram questões sociais para as quais determinados grupos, como as mulheres imigrantes, estão especialmente vulneráveis. Este projeto, financiado pelo Fundo para o Asilo, as Migrações e a Integração, é composto por estudos complementares, de metodologia mista. Tem como principais objetivos identificar áreas de impacto da pandemia Covid-19 na vida de pessoas nacionais de países terceiros a residir em Portugal (e.g., condições laborais, perda de emprego, experiência de violência, discriminação, dificuldade de acesso a serviços de saúde e/ou de proteção); Identificar as necessidades e o impacto da Pandemia Covid-19 em várias as áreas do funcionamento da vida de pessoas NPT (e.g., saúde física, saúde mental, família, interação social, laboral); De forma complementar, pretende avaliar, junto dos profissionais, as dificuldades, necessidades, exigências e boas práticas, resultantes deste trabalho com pessoas imigrantes, durante a Pandemia. |
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VOICES I Making Young Researchers' Voices Heard for Gender Equality (VOICES)
VOICES I Making Young Researchers' Voices Heard for Gender Equality (VOICES)
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Duração
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2021-2025
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Programa Financiador
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Ação COST (European Cooperation in Science and Technology)
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Entidade Coordenadora
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Action Chair: Anne-Sophie Godfroy I Ecole Normale Supérieure (ENS) - Paris, Sciences et Lettres (PSL), França Action Vice-Chair: Ghadir Pourhashem I University of Žilina, Eslováquia
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Participação UMinho
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Edna Sofia Falorca da Costa, que integra o Management Committee I Escola de Economia e Gestão Alena Vysotskaya Guedes Vieira I Escola de Economia e Gestão Olga Cecília Soares Cunha I Escola de Psicologia Nima Azimi I Estudante de Doutoramento Escola de Engenharia
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Descrição Sumária

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Nas últimas décadas, os sistemas europeus de ensino superior e de investigação têm sido profundamente impactados pela globalização e mercantilização, que transformaram drasticamente as carreiras de investigação. Embora o pessoal investigador doutorado e pós-doutorado constituam uma força de trabalho em rápido crescimento, as suas condições de trabalho tornaram-se cada vez mais precárias e as perspetivas de carreira mais incertas. Esses processos tendem a exacerbar e criar novas formas de desigualdades de género para jovens investigadores, especialmente mulheres, que foram amplificadas pela crise da COVID-19. Essas desigualdades também são reforçadas por disparidades no meio académico relacionadas a outros determinantes sociais, como origem, situação socioeconómica, orientação sexual ou capacidade física.
No entanto, as atuais políticas institucionais de Investigação e Inovação (I&I), incluindo as políticas de igualdade de género, raramente consideram os desafios específicos dos jovens investigadores. Além disso, a implementação de políticas eficientes e impactantes que promovam a igualdade de género sustentável continua a ser um grande desafio em todas as instituições de I&I.
O principal objetivo desta Ação, que envolve 32 países, é, assim, aumentar a visibilidade das desigualdades enfrentadas por jovens investigadores/as numa perspetiva de género e promover um diálogo sustentável entre jovens investigadoras/es e partes interessadas do ecossistema de investigação a nível sistémico (responsáveis políticos europeus e nacionais) e a nível institucional (investigadores/as seniores, responsáveis pela gestão académica), através da criação de uma comunidade de profissionais da igualdade de género composta por várias partes interessadas (pessoal investigador jovem, pessoal investigador independente, gestores e gestoras académicas, e organizações) em toda a Europa. A Ação tem entre os seus resultados: escolas de formação, publicações científicas, recomendações e orientações para pessoal académico e responsáveis políticos.
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Gender Voices
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Parcerias
Parcerias estratégicas estabelecidas, a nível interno e externo, que ampliam e reforçam a capacidade de resposta institucional:
Comunidades de Prática
O trabalho colaborativo, o trabalho em rede, os fóruns de discussão e a partilha de boas práticas são elementos essenciais que fortalecem a atuação da Comissão para a Igualdade de Género da Universidade do Minho (CIGUM). A CIGUM participa ativamente nas seguintes Comunidades de Prática (CoP):
GenderSAFE Community of Practice
General CoP e Legal Circle I GenderSAFE: Ending Gender-Based Violence in Academia
CoP for the Prevention of Discrimination, (Sexual) Harassment, and Mobbing at Universities I Arqus European Alliance
European Network of Gender Equality and Diversity Officers (GE&DO) I EQUAL4EUROPE
UniSAFE Community I UniSAFE: Ending Gender-Based Violence